A presente pesquisa teve como objetivo compreender e apresentar a relevância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no contexto da formação inicial dos acadêmicos de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa-Pr. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, na qual um questionário contendo 5 perguntas, avaliadas em uma escala de satisfação de 0 a 10, foi aplicado para avaliar o alcance dos objetivos propostos pelo programa. Os resultados mostram que por meio do PIBID, os participantes adquirem um conhecimento significativo que será fundamental para o futuro profissional, transmitido de forma ética e humana. Conclui-se que o que o programa desempenha um papel ativo e relevante no processo de formação inicial dos estudantes, além de contribuir para a internalização de valores, normas e outros conhecimentos fundamentais para atuação no contexto escolar, que se tornam parte da identidade profissional dos pibidianos. Dessa forma, tornando-se profissionais mais capacitados e ativos na sociedade e no contexto em que se inserem.