EMPREGABILIDADE DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO NO IFSP- CATANDUVA
"2024-01-24 14:02:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105434 "edicao_id" => 341 "trabalho_id" => 3721 "inscrito_id" => 17437 "titulo" => "EMPREGABILIDADE DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO NO IFSP- CATANDUVA" "resumo" => "A presente pesquisa tem como objetivo investigar a atuação profissional dos jovens egressos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus Catanduva. Buscar-se-á conhecer como é a inserção do egresso no mercado de trabalho, isto é, se os profissionais atuam na indústria, na educação ou em outra atividade divergente da formação alcançada. A política pública em foco na presente pesquisa identifica-se a partir do atendimento à Lei nº 11.892, amparada pelo projeto pedagógico do curso, e sua aplicação na realidade da região. A coleta de dados dar-se-á por meio de pesquisa no banco de dados do IFSP – campus Catanduva, sobre os alunos egressos do curso de Licenciatura em Química, e por formulário online, aplicado aos egressos, com perguntas estruturadas sobre o curso e sobre a trajetória seguida a partir da conclusão do mesmo. Os dados serão apresentados graficamente e analisados utilizando-se da estatística descritiva para, assim, chegar a conclusões sobre os egressos e o curso oferecido pelo Campus. A pesquisa proposta tem como justificativa o fato de tal levantamento com os egressos não ter sido realizado no IFSP – campus Catanduva até o momento, gerando o desconhecimento sobre suas trajetórias profissionais. Espera-se que os resultados obtidos possam atuar como parâmetros para novos cursos, e até mesmo para uma reestruturação e melhorias do curso já existente." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID17437_TB3721_20062023182945.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:07:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME BERNARDO VITORETTI DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GUILHERME" "autor_email" => "guivitoretti89@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---politicas-publicas-de-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT21" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6603202c3df47_26032024162116.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 14:02:28" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105434 "edicao_id" => 341 "trabalho_id" => 3721 "inscrito_id" => 17437 "titulo" => "EMPREGABILIDADE DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO NO IFSP- CATANDUVA" "resumo" => "A presente pesquisa tem como objetivo investigar a atuação profissional dos jovens egressos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus Catanduva. Buscar-se-á conhecer como é a inserção do egresso no mercado de trabalho, isto é, se os profissionais atuam na indústria, na educação ou em outra atividade divergente da formação alcançada. A política pública em foco na presente pesquisa identifica-se a partir do atendimento à Lei nº 11.892, amparada pelo projeto pedagógico do curso, e sua aplicação na realidade da região. A coleta de dados dar-se-á por meio de pesquisa no banco de dados do IFSP – campus Catanduva, sobre os alunos egressos do curso de Licenciatura em Química, e por formulário online, aplicado aos egressos, com perguntas estruturadas sobre o curso e sobre a trajetória seguida a partir da conclusão do mesmo. Os dados serão apresentados graficamente e analisados utilizando-se da estatística descritiva para, assim, chegar a conclusões sobre os egressos e o curso oferecido pelo Campus. A pesquisa proposta tem como justificativa o fato de tal levantamento com os egressos não ter sido realizado no IFSP – campus Catanduva até o momento, gerando o desconhecimento sobre suas trajetórias profissionais. Espera-se que os resultados obtidos possam atuar como parâmetros para novos cursos, e até mesmo para uma reestruturação e melhorias do curso já existente." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID17437_TB3721_20062023182945.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:07:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME BERNARDO VITORETTI DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GUILHERME" "autor_email" => "guivitoretti89@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---politicas-publicas-de-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT21" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6603202c3df47_26032024162116.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 14:02:28" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 341 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---politicas-publicas-de-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT21" "logo" => null "capa" => "6603202c3df47_26032024162116.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 14:02:28" "updated_at" => "2024-03-26 16:21:16" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 341 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---politicas-publicas-de-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT21" "logo" => null "capa" => "6603202c3df47_26032024162116.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 14:02:28" "updated_at" => "2024-03-26 16:21:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 217 "edicao_id" => 341 "codigo" => "978-85-61702-80-9" "capa" => "6603202c40baa_26032024162116.jpg" "titulo" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS """ "conselho_editorial" => """ ALEX VIEIRA DA SILVA (UFAL)<br />\r\n ANDERSON GONÇALVES COSTA (IFCE)<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS (UFAL)<br />\r\n GIVANILDO DA SILVA (UFAL)<br />\r\n IDNELMA LIMA DA ROCHA (UFAL)<br />\r\n INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n JACY DE ARAÚJO AZEVEDO (CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU DE MACEIÓ)<br />\r\n JAVAN SAMI ARAÚJO DOS SANTOS (UNIT)<br />\r\n JOÃO ALBERTO STEFFEN MUNSBERG (UNILASALLE)<br />\r\n LANA LISIÊR DE LIMA PALMAEIRA (UFAL)<br />\r\n MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS <br />\r\n MARIA JEANE BONFIM RAMOS <br />\r\n MIRIAN CORREIA DA SILVA (IFAL)<br />\r\n NÉLIDA FERNANDA INÁCIO DA SILVA (UFAL)<br />\r\n RENATA SOUZA DE LIMA (UFAL)<br />\r\n SIMONE DA COSTA SILVA (SMERL)<br />\r\n VICTOR DOS SANTOS MORAES (UNIFESP)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024152505-CONEDU---POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 14:02:28" "updated_at" => "2024-04-22 15:25:05" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 217 "edicao_id" => 341 "codigo" => "978-85-61702-80-9" "capa" => "6603202c40baa_26032024162116.jpg" "titulo" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS """ "conselho_editorial" => """ ALEX VIEIRA DA SILVA (UFAL)<br />\r\n ANDERSON GONÇALVES COSTA (IFCE)<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS (UFAL)<br />\r\n GIVANILDO DA SILVA (UFAL)<br />\r\n IDNELMA LIMA DA ROCHA (UFAL)<br />\r\n INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n JACY DE ARAÚJO AZEVEDO (CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU DE MACEIÓ)<br />\r\n JAVAN SAMI ARAÚJO DOS SANTOS (UNIT)<br />\r\n JOÃO ALBERTO STEFFEN MUNSBERG (UNILASALLE)<br />\r\n LANA LISIÊR DE LIMA PALMAEIRA (UFAL)<br />\r\n MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS <br />\r\n MARIA JEANE BONFIM RAMOS <br />\r\n MIRIAN CORREIA DA SILVA (IFAL)<br />\r\n NÉLIDA FERNANDA INÁCIO DA SILVA (UFAL)<br />\r\n RENATA SOUZA DE LIMA (UFAL)<br />\r\n SIMONE DA COSTA SILVA (SMERL)<br />\r\n VICTOR DOS SANTOS MORAES (UNIFESP)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024152505-CONEDU---POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 14:02:28" "updated_at" => "2024-04-22 15:25:05" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }