ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS FORMATIVAS DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES
"2024-01-24 14:02:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105453 "edicao_id" => 341 "trabalho_id" => 7919 "inscrito_id" => 6643 "titulo" => "ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS FORMATIVAS DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES" "resumo" => "Nos últimos anos, constata-se a ampliação de investigações com enfoque em boas práticas de avaliação da aprendizagem. Nesse sentido, objetiva-se apresentar o resultado de uma pesquisa que identificou práticas avaliativas exitosas utilizadas por professores alfabetizadores de duas escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza-Ceará para avaliar os estudantes do 2º. ano do ensino fundamental. O trabalho baseou-se numa investigação qualitativa com o seguinte procedimento metodológico para a coleta de dados: entrevista semiestruturada. No que concerne ao estudo teórico-conceptual são inquiridas questões referentes à alfabetização Morais(2006),Soares(2013); à avaliação da aprendizagem; Scriven (1991), Vianna(2005),Hoffmann(2000), Hadji (2004) e às práticas avaliativas; Esteban (2002) e Luckesi(2011). Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo. Em suma, a partir da análise dos dados analisados identificou-se que os professores percebem a avaliação da aprendizagem como uma prática permanente no processo de ensino e aprendizagem e relatam fazer uso dos resultados na perspectiva formativa, utilizando diferentes instrumentos avaliativos: observação e registro, teste diagnóstico de leitura e escrita, portfólios, dentre outros. Observou-se ainda a efetivação de espaços formativos no ambiente escolar, com a participação dos professores, no intuito de ampliar as discussões que possibilitam ressignificar as suas práticas, como também de refletir acerca das formas de avaliação, especificamente na alfabetização." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID6643_TB7919_24072023165948.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:07:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA MARIA TAVARES ASSUNÇÃO" "autor_nome_curto" => "SANDRA" "autor_email" => "sandrahzt@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---politicas-publicas-de-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT21" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6603202c3df47_26032024162116.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 14:02:28" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105453 "edicao_id" => 341 "trabalho_id" => 7919 "inscrito_id" => 6643 "titulo" => "ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS FORMATIVAS DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES" "resumo" => "Nos últimos anos, constata-se a ampliação de investigações com enfoque em boas práticas de avaliação da aprendizagem. Nesse sentido, objetiva-se apresentar o resultado de uma pesquisa que identificou práticas avaliativas exitosas utilizadas por professores alfabetizadores de duas escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza-Ceará para avaliar os estudantes do 2º. ano do ensino fundamental. O trabalho baseou-se numa investigação qualitativa com o seguinte procedimento metodológico para a coleta de dados: entrevista semiestruturada. No que concerne ao estudo teórico-conceptual são inquiridas questões referentes à alfabetização Morais(2006),Soares(2013); à avaliação da aprendizagem; Scriven (1991), Vianna(2005),Hoffmann(2000), Hadji (2004) e às práticas avaliativas; Esteban (2002) e Luckesi(2011). Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo. Em suma, a partir da análise dos dados analisados identificou-se que os professores percebem a avaliação da aprendizagem como uma prática permanente no processo de ensino e aprendizagem e relatam fazer uso dos resultados na perspectiva formativa, utilizando diferentes instrumentos avaliativos: observação e registro, teste diagnóstico de leitura e escrita, portfólios, dentre outros. Observou-se ainda a efetivação de espaços formativos no ambiente escolar, com a participação dos professores, no intuito de ampliar as discussões que possibilitam ressignificar as suas práticas, como também de refletir acerca das formas de avaliação, especificamente na alfabetização." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID6643_TB7919_24072023165948.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:07:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA MARIA TAVARES ASSUNÇÃO" "autor_nome_curto" => "SANDRA" "autor_email" => "sandrahzt@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---politicas-publicas-de-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT21" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6603202c3df47_26032024162116.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 14:02:28" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 341 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---politicas-publicas-de-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT21" "logo" => null "capa" => "6603202c3df47_26032024162116.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 14:02:28" "updated_at" => "2024-03-26 16:21:16" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 341 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---politicas-publicas-de-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT21" "logo" => null "capa" => "6603202c3df47_26032024162116.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 14:02:28" "updated_at" => "2024-03-26 16:21:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 217 "edicao_id" => 341 "codigo" => "978-85-61702-80-9" "capa" => "6603202c40baa_26032024162116.jpg" "titulo" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS """ "conselho_editorial" => """ ALEX VIEIRA DA SILVA (UFAL)<br />\r\n ANDERSON GONÇALVES COSTA (IFCE)<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS (UFAL)<br />\r\n GIVANILDO DA SILVA (UFAL)<br />\r\n IDNELMA LIMA DA ROCHA (UFAL)<br />\r\n INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n JACY DE ARAÚJO AZEVEDO (CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU DE MACEIÓ)<br />\r\n JAVAN SAMI ARAÚJO DOS SANTOS (UNIT)<br />\r\n JOÃO ALBERTO STEFFEN MUNSBERG (UNILASALLE)<br />\r\n LANA LISIÊR DE LIMA PALMAEIRA (UFAL)<br />\r\n MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS <br />\r\n MARIA JEANE BONFIM RAMOS <br />\r\n MIRIAN CORREIA DA SILVA (IFAL)<br />\r\n NÉLIDA FERNANDA INÁCIO DA SILVA (UFAL)<br />\r\n RENATA SOUZA DE LIMA (UFAL)<br />\r\n SIMONE DA COSTA SILVA (SMERL)<br />\r\n VICTOR DOS SANTOS MORAES (UNIFESP)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024152505-CONEDU---POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 14:02:28" "updated_at" => "2024-04-22 15:25:05" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 217 "edicao_id" => 341 "codigo" => "978-85-61702-80-9" "capa" => "6603202c40baa_26032024162116.jpg" "titulo" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS """ "conselho_editorial" => """ ALEX VIEIRA DA SILVA (UFAL)<br />\r\n ANDERSON GONÇALVES COSTA (IFCE)<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS (UFAL)<br />\r\n GIVANILDO DA SILVA (UFAL)<br />\r\n IDNELMA LIMA DA ROCHA (UFAL)<br />\r\n INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n JACY DE ARAÚJO AZEVEDO (CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU DE MACEIÓ)<br />\r\n JAVAN SAMI ARAÚJO DOS SANTOS (UNIT)<br />\r\n JOÃO ALBERTO STEFFEN MUNSBERG (UNILASALLE)<br />\r\n LANA LISIÊR DE LIMA PALMAEIRA (UFAL)<br />\r\n MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS <br />\r\n MARIA JEANE BONFIM RAMOS <br />\r\n MIRIAN CORREIA DA SILVA (IFAL)<br />\r\n NÉLIDA FERNANDA INÁCIO DA SILVA (UFAL)<br />\r\n RENATA SOUZA DE LIMA (UFAL)<br />\r\n SIMONE DA COSTA SILVA (SMERL)<br />\r\n VICTOR DOS SANTOS MORAES (UNIFESP)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024152505-CONEDU---POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 14:02:28" "updated_at" => "2024-04-22 15:25:05" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }