PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS: IMPLICAÇÕES NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA PÚBLICA
"2024-01-24 14:02:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105458 "edicao_id" => 341 "trabalho_id" => 8298 "inscrito_id" => 5735 "titulo" => "PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS: IMPLICAÇÕES NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "O objetivo deste texto é discutir, descrever e compreender a natureza da relação entre as parcerias público-privadas e suas implicações no projeto político-pedagógico da escola pública através do programa Viva Escola no município de Maceió-AL. Trata-se de uma pesquisa de tipo descritiva, de caráter crítico, que pretende analisar as contradições presentes entre o projeto de gestão democrática e gerencial que desemboca na escola pública. A discussão apresentada é fruto dos debates oriundos das experiências de estágio supervisionado na disciplina de Política e Organização da Educação Básica do Brasil ministrada na Universidade Federal de Alagoas, pela Prof.ª Dr.ª Geórgia Sobreiro dos Santos Cêa e discutidos no interior do Grupo de Pesquisa de Gestão e Avaliação Educacional (GAE) sob orientação da Prof.ª Dr.ª Inalda Maria dos Santos. Partindo disto, apresenta-se e descreve-se o atual dilema da escola pública no contexto da disputa entre duas formas de gestão antagônicas, a gestão democrática e a gerencial, apoiados em referenciais teóricos como Lima (2011); Silva e Santos (2016) e Veiga (2007). A pesquisa aponta algumas consequências da gestão gerencial via parceria público-privada na elaboração, implementação e avaliação de um dos instrumentos primordiais da gestão democrática, o projeto político-pedagógico da escola pública. Considera-se, pois, que no contexto da disputa entre o projeto de gestão democrática e gerencial, a capilaridade da gestão gerencial encontra-se mais presente no município de Maceió através do programa Viva Escola. Observa-se que as alterações no modelo de gestão possuem implicações permanentes na política educacional do município, no direcionamento da secretaria de educação para com a instituição escolar e na autonomia de elaboração do projeto político-pedagógico (PPP) da instituição. As análises indicam, pois, um prejuízo à gestão democrática do município e uma alteração da elaboração, implementação e avaliação do PPP na medida em que os princípios da gestão democrática são redirecionados por uma cultura escolar calcada na liderança, competição e centralização de poder." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID5735_TB8298_14082023150141.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:07:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÉLIDA FERNANDA INÁCIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NÉLIDA FERNANDA" "autor_email" => "nelida.silva@cedu.ufal.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---politicas-publicas-de-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT21" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6603202c3df47_26032024162116.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 14:02:28" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105458 "edicao_id" => 341 "trabalho_id" => 8298 "inscrito_id" => 5735 "titulo" => "PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS: IMPLICAÇÕES NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "O objetivo deste texto é discutir, descrever e compreender a natureza da relação entre as parcerias público-privadas e suas implicações no projeto político-pedagógico da escola pública através do programa Viva Escola no município de Maceió-AL. Trata-se de uma pesquisa de tipo descritiva, de caráter crítico, que pretende analisar as contradições presentes entre o projeto de gestão democrática e gerencial que desemboca na escola pública. A discussão apresentada é fruto dos debates oriundos das experiências de estágio supervisionado na disciplina de Política e Organização da Educação Básica do Brasil ministrada na Universidade Federal de Alagoas, pela Prof.ª Dr.ª Geórgia Sobreiro dos Santos Cêa e discutidos no interior do Grupo de Pesquisa de Gestão e Avaliação Educacional (GAE) sob orientação da Prof.ª Dr.ª Inalda Maria dos Santos. Partindo disto, apresenta-se e descreve-se o atual dilema da escola pública no contexto da disputa entre duas formas de gestão antagônicas, a gestão democrática e a gerencial, apoiados em referenciais teóricos como Lima (2011); Silva e Santos (2016) e Veiga (2007). A pesquisa aponta algumas consequências da gestão gerencial via parceria público-privada na elaboração, implementação e avaliação de um dos instrumentos primordiais da gestão democrática, o projeto político-pedagógico da escola pública. Considera-se, pois, que no contexto da disputa entre o projeto de gestão democrática e gerencial, a capilaridade da gestão gerencial encontra-se mais presente no município de Maceió através do programa Viva Escola. Observa-se que as alterações no modelo de gestão possuem implicações permanentes na política educacional do município, no direcionamento da secretaria de educação para com a instituição escolar e na autonomia de elaboração do projeto político-pedagógico (PPP) da instituição. As análises indicam, pois, um prejuízo à gestão democrática do município e uma alteração da elaboração, implementação e avaliação do PPP na medida em que os princípios da gestão democrática são redirecionados por uma cultura escolar calcada na liderança, competição e centralização de poder." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID5735_TB8298_14082023150141.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:07:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÉLIDA FERNANDA INÁCIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NÉLIDA FERNANDA" "autor_email" => "nelida.silva@cedu.ufal.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---politicas-publicas-de-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT21" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6603202c3df47_26032024162116.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 14:02:28" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 341 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---politicas-publicas-de-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT21" "logo" => null "capa" => "6603202c3df47_26032024162116.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 14:02:28" "updated_at" => "2024-03-26 16:21:16" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 341 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---politicas-publicas-de-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT21" "logo" => null "capa" => "6603202c3df47_26032024162116.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 14:02:28" "updated_at" => "2024-03-26 16:21:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 217 "edicao_id" => 341 "codigo" => "978-85-61702-80-9" "capa" => "6603202c40baa_26032024162116.jpg" "titulo" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS """ "conselho_editorial" => """ ALEX VIEIRA DA SILVA (UFAL)<br />\r\n ANDERSON GONÇALVES COSTA (IFCE)<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS (UFAL)<br />\r\n GIVANILDO DA SILVA (UFAL)<br />\r\n IDNELMA LIMA DA ROCHA (UFAL)<br />\r\n INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n JACY DE ARAÚJO AZEVEDO (CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU DE MACEIÓ)<br />\r\n JAVAN SAMI ARAÚJO DOS SANTOS (UNIT)<br />\r\n JOÃO ALBERTO STEFFEN MUNSBERG (UNILASALLE)<br />\r\n LANA LISIÊR DE LIMA PALMAEIRA (UFAL)<br />\r\n MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS <br />\r\n MARIA JEANE BONFIM RAMOS <br />\r\n MIRIAN CORREIA DA SILVA (IFAL)<br />\r\n NÉLIDA FERNANDA INÁCIO DA SILVA (UFAL)<br />\r\n RENATA SOUZA DE LIMA (UFAL)<br />\r\n SIMONE DA COSTA SILVA (SMERL)<br />\r\n VICTOR DOS SANTOS MORAES (UNIFESP)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024152505-CONEDU---POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 14:02:28" "updated_at" => "2024-04-22 15:25:05" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 217 "edicao_id" => 341 "codigo" => "978-85-61702-80-9" "capa" => "6603202c40baa_26032024162116.jpg" "titulo" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS """ "conselho_editorial" => """ ALEX VIEIRA DA SILVA (UFAL)<br />\r\n ANDERSON GONÇALVES COSTA (IFCE)<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS (UFAL)<br />\r\n GIVANILDO DA SILVA (UFAL)<br />\r\n IDNELMA LIMA DA ROCHA (UFAL)<br />\r\n INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n JACY DE ARAÚJO AZEVEDO (CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU DE MACEIÓ)<br />\r\n JAVAN SAMI ARAÚJO DOS SANTOS (UNIT)<br />\r\n JOÃO ALBERTO STEFFEN MUNSBERG (UNILASALLE)<br />\r\n LANA LISIÊR DE LIMA PALMAEIRA (UFAL)<br />\r\n MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS <br />\r\n MARIA JEANE BONFIM RAMOS <br />\r\n MIRIAN CORREIA DA SILVA (IFAL)<br />\r\n NÉLIDA FERNANDA INÁCIO DA SILVA (UFAL)<br />\r\n RENATA SOUZA DE LIMA (UFAL)<br />\r\n SIMONE DA COSTA SILVA (SMERL)<br />\r\n VICTOR DOS SANTOS MORAES (UNIFESP)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024152505-CONEDU---POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 14:02:28" "updated_at" => "2024-04-22 15:25:05" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }