DA GESTÃO DEMOCRÁTICA AO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL PARTICIPATIVO: POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
"2024-01-24 14:02:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105467 "edicao_id" => 341 "trabalho_id" => 9078 "inscrito_id" => 25519 "titulo" => "DA GESTÃO DEMOCRÁTICA AO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL PARTICIPATIVO: POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo delinear um estudo sobre a gestão democrática e planejamento educacional, a partir da revisão da literatura sobre o assunto. Pretende-se abordar a gestão democrática e o planejamento participativo como possibilidade de implementação no contexto escolar. Para atingir objetivo proposto apoiar-se-á no seguinte referencial teórico: Gandim (2011), Libâneo (2012), Padilha (2001), Oliveira (1999), Veigas (1988) dentre outros. Na primeira parte far-se-á uma reflexão sobre o percurso das concepções de gestão democrática e planejamento participativo. Na segunda parte será analisado o modelo de gestão e planejamento implementado no contexto escolar. Na última parte far-se-á a descrição da gestão democrática e planejamento participativo como uma proposta a ser alcançada pelas instituições educacionais, que buscam uma educação de qualidade para todos. Nessa perspectiva de implementação, observar-se-á que os princípios democráticos e planejamento participativo presentes na legislação educacional brasileira e na literatura pesquisada pouco se consolidaram nas práticas de organização das instituições escolares. No decorrer do estudo, percebe-se que a importância da implementação dos princípios participativos na forma de organizar e planejar as ações educativas. Há que se refletir sobre o modelo de gestão democrática e planejamento participativo para alicerçar a superação do modelo técnico burocrático e gerencial. Destaca-se a necessidade da análise da reforma do Estado, impulsionado pela gestão de resultados, bem como os reflexos na formação docente e prática em sala de aula." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID25519_TB9078_19112023163231.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:07:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANI CRISTINA MOREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Moreira da Silv" "autor_email" => "eliani.moreira@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---politicas-publicas-de-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT21" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6603202c3df47_26032024162116.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 14:02:28" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105467 "edicao_id" => 341 "trabalho_id" => 9078 "inscrito_id" => 25519 "titulo" => "DA GESTÃO DEMOCRÁTICA AO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL PARTICIPATIVO: POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo delinear um estudo sobre a gestão democrática e planejamento educacional, a partir da revisão da literatura sobre o assunto. Pretende-se abordar a gestão democrática e o planejamento participativo como possibilidade de implementação no contexto escolar. Para atingir objetivo proposto apoiar-se-á no seguinte referencial teórico: Gandim (2011), Libâneo (2012), Padilha (2001), Oliveira (1999), Veigas (1988) dentre outros. Na primeira parte far-se-á uma reflexão sobre o percurso das concepções de gestão democrática e planejamento participativo. Na segunda parte será analisado o modelo de gestão e planejamento implementado no contexto escolar. Na última parte far-se-á a descrição da gestão democrática e planejamento participativo como uma proposta a ser alcançada pelas instituições educacionais, que buscam uma educação de qualidade para todos. Nessa perspectiva de implementação, observar-se-á que os princípios democráticos e planejamento participativo presentes na legislação educacional brasileira e na literatura pesquisada pouco se consolidaram nas práticas de organização das instituições escolares. No decorrer do estudo, percebe-se que a importância da implementação dos princípios participativos na forma de organizar e planejar as ações educativas. Há que se refletir sobre o modelo de gestão democrática e planejamento participativo para alicerçar a superação do modelo técnico burocrático e gerencial. Destaca-se a necessidade da análise da reforma do Estado, impulsionado pela gestão de resultados, bem como os reflexos na formação docente e prática em sala de aula." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID25519_TB9078_19112023163231.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:07:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANI CRISTINA MOREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Moreira da Silv" "autor_email" => "eliani.moreira@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---politicas-publicas-de-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT21" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6603202c3df47_26032024162116.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 14:02:28" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 341 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---politicas-publicas-de-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT21" "logo" => null "capa" => "6603202c3df47_26032024162116.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 14:02:28" "updated_at" => "2024-03-26 16:21:16" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 341 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---politicas-publicas-de-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT21" "logo" => null "capa" => "6603202c3df47_26032024162116.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 14:02:28" "updated_at" => "2024-03-26 16:21:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 217 "edicao_id" => 341 "codigo" => "978-85-61702-80-9" "capa" => "6603202c40baa_26032024162116.jpg" "titulo" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS """ "conselho_editorial" => """ ALEX VIEIRA DA SILVA (UFAL)<br />\r\n ANDERSON GONÇALVES COSTA (IFCE)<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS (UFAL)<br />\r\n GIVANILDO DA SILVA (UFAL)<br />\r\n IDNELMA LIMA DA ROCHA (UFAL)<br />\r\n INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n JACY DE ARAÚJO AZEVEDO (CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU DE MACEIÓ)<br />\r\n JAVAN SAMI ARAÚJO DOS SANTOS (UNIT)<br />\r\n JOÃO ALBERTO STEFFEN MUNSBERG (UNILASALLE)<br />\r\n LANA LISIÊR DE LIMA PALMAEIRA (UFAL)<br />\r\n MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS <br />\r\n MARIA JEANE BONFIM RAMOS <br />\r\n MIRIAN CORREIA DA SILVA (IFAL)<br />\r\n NÉLIDA FERNANDA INÁCIO DA SILVA (UFAL)<br />\r\n RENATA SOUZA DE LIMA (UFAL)<br />\r\n SIMONE DA COSTA SILVA (SMERL)<br />\r\n VICTOR DOS SANTOS MORAES (UNIFESP)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024152505-CONEDU---POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 14:02:28" "updated_at" => "2024-04-22 15:25:05" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 217 "edicao_id" => 341 "codigo" => "978-85-61702-80-9" "capa" => "6603202c40baa_26032024162116.jpg" "titulo" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS """ "conselho_editorial" => """ ALEX VIEIRA DA SILVA (UFAL)<br />\r\n ANDERSON GONÇALVES COSTA (IFCE)<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS (UFAL)<br />\r\n GIVANILDO DA SILVA (UFAL)<br />\r\n IDNELMA LIMA DA ROCHA (UFAL)<br />\r\n INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n JACY DE ARAÚJO AZEVEDO (CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU DE MACEIÓ)<br />\r\n JAVAN SAMI ARAÚJO DOS SANTOS (UNIT)<br />\r\n JOÃO ALBERTO STEFFEN MUNSBERG (UNILASALLE)<br />\r\n LANA LISIÊR DE LIMA PALMAEIRA (UFAL)<br />\r\n MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS <br />\r\n MARIA JEANE BONFIM RAMOS <br />\r\n MIRIAN CORREIA DA SILVA (IFAL)<br />\r\n NÉLIDA FERNANDA INÁCIO DA SILVA (UFAL)<br />\r\n RENATA SOUZA DE LIMA (UFAL)<br />\r\n SIMONE DA COSTA SILVA (SMERL)<br />\r\n VICTOR DOS SANTOS MORAES (UNIFESP)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024152505-CONEDU---POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 14:02:28" "updated_at" => "2024-04-22 15:25:05" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }