Este artigo tem como objetivo delinear um estudo sobre a gestão democrática e planejamento educacional, a partir da revisão da literatura sobre o assunto. Pretende-se abordar a gestão democrática e o planejamento participativo como possibilidade de implementação no contexto escolar. Para atingir objetivo proposto apoiar-se-á no seguinte referencial teórico: Gandim (2011), Libâneo (2012), Padilha (2001), Oliveira (1999), Veigas (1988) dentre outros. Na primeira parte far-se-á uma reflexão sobre o percurso das concepções de gestão democrática e planejamento participativo. Na segunda parte será analisado o modelo de gestão e planejamento implementado no contexto escolar. Na última parte far-se-á a descrição da gestão democrática e planejamento participativo como uma proposta a ser alcançada pelas instituições educacionais, que buscam uma educação de qualidade para todos. Nessa perspectiva de implementação, observar-se-á que os princípios democráticos e planejamento participativo presentes na legislação educacional brasileira e na literatura pesquisada pouco se consolidaram nas práticas de organização das instituições escolares. No decorrer do estudo, percebe-se que a importância da implementação dos princípios participativos na forma de organizar e planejar as ações educativas. Há que se refletir sobre o modelo de gestão democrática e planejamento participativo para alicerçar a superação do modelo técnico burocrático e gerencial. Destaca-se a necessidade da análise da reforma do Estado, impulsionado pela gestão de resultados, bem como os reflexos na formação docente e prática em sala de aula.