O presente artigo tem como finalidade fazer uma breve revisão bibliográfica sobre as contribuições do Behaviorismo enquanto teoria da modelagem comportamental e sua relação com o contexto educacional. Para tanto, é necessário apresentar as teorias comportamentais dos autores John B. Watson e Burrhus Frederic Skinner. WATSON (1930) foi um dos primeiros a aplicar as ideias do behaviorismo à educação, defendia que o comportamento humano pode ser moldado por meio da experiência, onde a educação deve ser baseada em um processo de condicionamento. Já SKINNER (2003), desenvolveu uma abordagem mais sofisticada da modelagem comportamental, conhecida como condicionamento operante, onde a educação deve ser baseada em um processo de reforço positivo e os estudantes recompensados por apresentarem comportamentos desejados. Outro ponto discutido neste artigo, é a influência do Behaviorismo na Pedagogia Tecnicista e seu papel na estruturação da Educação Profissional no Brasil, em especial, a influência nas ofertas dos Institutos Federais de Educação. Como material de pesquisa foram analisados livros e artigos que abordam as contribuições do Behaviorismo na área da educação brasileira considerando os seguintes autores: FAIRCLOUGH (2001); FRIGOTTO (2012); MARX (2004); MOREIRA (1999); PAPALIA (2013); OLIVEIRA (1973); SAVIANI (2007). O artigo está organizado da seguinte forma: primeiro tópico será realizada a discussão dos principais autores das teorias ligadas a compreensão do comportamento - Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical. No segundo tópico será feita uma análise da influência do Behaviorismo na Pedagogia Tecnicista na estruturação da Educação Profissional no Brasil.