Dentro do escopo de possibilidades de atuação contemporâneas da(o) profissional de Psicologia nos espaços escolares encontra-se o processo de Orientação Profissional. O referido processo tem o objetivo de fomentar reflexões ao adolescente durante o momento de identificação profissional e de carreira, além de promover o desenvolvimento de potencialidades do indivíduo, em articulação com as possibilidades de atuação nos contextos em que se está inserido. Visto a tendência crescente de inserção de profissionais de Psicologia Escolar na rede pública de educação básica, mediante a promulgação da Lei 13.935/2019, o presente estudo tem o objetivo de identificar a prática de orientação profissional nos espaços escolares referendadas em produções contemporâneas. Para isto, foi realizada uma revisão da literatura sobre o processo de orientação profissional nos espaços educacionais, dentro do período dos últimos cinco anos. A busca foi realizada em cinco bases de dados indexadas e cinco produções compuseram o corpus do trabalho. Os resultados foram organizados em categorias de análise e demonstraram que as ações de orientação profissional nos contextos educacionais são realizadas, majoritariamente, na forma de encontros grupais com estudantes do Ensino Médio, a partir de ações de extensão universitária, estágio em psicologia escolar e pela realização de pesquisa-ação nos cenários institucionais. A análise do material possibilitou perceber as especificidades de atuação no campo da psicologia escolar no que concerne ao processo de orientação profissional. Ademais, demarca-se a defesa da efetiva inserção do referido profissional nos espaços escolares, bem como, uma formação específica para atuação na área, vinculada à uma perspectiva institucional, psicossocial, crítica e preventiva.