O presente artigo tem por finalidade analisar a relação entre as categorias: trabalho, educação e educação profissional e tecnológica. Busca-se aqui, apreender elementos que caracterizam as bases conceituais de educação profissional e tecnológica (EPT), o antagonismo expresso nos projetos de formação dos(as) trabalhadores(as) e busca da superação da histórica dualidade social e educacional, tendo em vista que as reflexões sobre o tema não fogem aos debates sobre projetos societários em disputa, visões de mundo e, por conseguinte, a sociedade que ser quer construir quando educamos. Faz-se uso da pesquisa bibliográfica e documental, sob uma abordagem histórica, desvelando a dualidade social e educacional que marcam a trajetória da educação em geral e da educação profissional em particular; colocando em cena a concepção de Ensino Médio Integrado à educação profissional e seus antecedentes histórico-políticos. Com base em Ciavatta (1990), Frigotto (1991), Moura (2007), Ramos (2008), entre outros autores que abordam a temática, apresenta-se a efetiva integração do ensino médio à educação profissional como condição necessária para a travessia em direção à superação da dicotomia educacional. Conferimos que as Bases Conceituais da EPT se caracterizam pela relação indissociável entre trabalho e educação, com ênfase na categoria trabalho como princípio educativo, que consolida a integração entre o trabalho manual e o trabalho intelectual, com vista à superação da diferença entre a educação voltada para o mercado de trabalho e a educação voltada para o mundo do trabalho. A educação para o mundo do trabalho concorre para a superação de uma formação que atenda ao imediatismo do Capital, voltando-se para uma formação humana integral, preparando o educando para atuar nos processos produtivos, agora apropriados dos seus sentidos ontológicos e históricos, de forma autônoma e consciente, diante dos processos produtivos contemporâneos, consubstanciando sua emancipação humana, condição necessária para potencializar a transformação estrutural da realidade.