RESUMO A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) desempenha um papel crucial na formação de profissionais qualificados para atuar em diversas áreas. No contexto da EPT, o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é fundamental para promover a inclusão e a comunicação efetiva entre pessoas surdas e ouvintes. Nesse sentido, a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, pode oferecer subsídios teóricos e práticos para aprimorar o ensino da Libras, possibilitando uma aprendizagem mais eficaz e significativa para os estudantes. O objetivo deste estudo é investigar como a aplicação dessa teoria de aprendizagem pode contribuir para a efetividade do ensino da Libras, no contexto da EPT, promovendo a aprendizagem ativa e significativa dos estudantes. A pesquisa proposta utilizará uma abordagem qualitativa, será realizada uma revisão sistemática da literatura, buscando artigos, teses e dissertações que abordem a relação entre a teoria da aprendizagem significativa e o ensino da Libras. Desta forma, para atender ao objetivo deste estudo, a pesquisa terá como base os referenciais teóricos da formação humana integral e da educação inclusiva, sobretudo no tocante a inclusão do ensino da Libras, como forma de contribuir para a formação humana integral, enfatizando-se a aplicabilidade da teoria da Aprendizagem Significativa, de modo que essa abordagem proporcione aos estudantes uma compreensão mais profunda dos conteúdos, além de facilitar a aplicação prática desses conhecimentos em situações reais de interatividade com pessoas surdas. Acredita-se que, por meio da aprendizagem significativa, os estudantes terão maior motivação para aprender a língua e maior engajamento nas atividades propostas em sala de aula. Buscando: (i) Oferecer subsídios teóricos e práticos para o aprimoramento das práticas de ensino da Libras na EPT, (ii) Diretrizes para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem da Libras, promovendo uma educação mais inclusiva e significativa para todos os estudantes envolvidos.