FORMAÇÃO CONTINUADA E SABERES DOCENTES: DIÁLOGOS E REFLEXÕES
"2024-01-24 13:53:48" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105490 "edicao_id" => 340 "trabalho_id" => 5361 "inscrito_id" => 528 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA E SABERES DOCENTES: DIÁLOGOS E REFLEXÕES" "resumo" => "Este trabalho é parte do resultado da pesquisa de Dissertação de Mestrado apresentada ao programa de pós graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da Universidade Federal da Paraíba e apresenta como objetivo principal refletir sobre o processo de formação continuada dos docentes que atuam no Curso de Bacharelado em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), levando em consideração os itinerários formativos por eles priorizados e os saberes docentes construídos após o ingresso no IFPB. As reflexões para fundamentar este trabalho tiveram o aporte teórico de Nóvoa (2021), Imbernón (2011), Tardif (2012), Saviani (2009), Pimenta (2002), entre outros pesquisadores da temática. A pesquisa configurou-se um estudo de caso de cunho qualitativo e exploratório, tendo como coleta de dados a utilização do questionário semi-estruturado e a plataforma lattes. Para estruturar e organizar as informações e as falas dos sujeitos pesquisados, realizou-se a análise de conteúdo com as contribuições de Bardin (2011) e Franco (2007). Os resultados da pesquisa apontaram a demanda por formação didático-pedagógica, tendo em vista a importância e contribuição dessa formação para melhorar o desempenho dos/as professores/as, mas também trouxeram reflexões acerca dos saberes docentes construídos na prática cotidiana." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID528_TB5361_20062023012253.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:12:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELZA GALDINO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ELZA" "autor_email" => "elza.oliveira@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-profissional-e-tecnologica-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT20" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031fd456a7e_26032024161948.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:53:48" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105490 "edicao_id" => 340 "trabalho_id" => 5361 "inscrito_id" => 528 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA E SABERES DOCENTES: DIÁLOGOS E REFLEXÕES" "resumo" => "Este trabalho é parte do resultado da pesquisa de Dissertação de Mestrado apresentada ao programa de pós graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da Universidade Federal da Paraíba e apresenta como objetivo principal refletir sobre o processo de formação continuada dos docentes que atuam no Curso de Bacharelado em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), levando em consideração os itinerários formativos por eles priorizados e os saberes docentes construídos após o ingresso no IFPB. As reflexões para fundamentar este trabalho tiveram o aporte teórico de Nóvoa (2021), Imbernón (2011), Tardif (2012), Saviani (2009), Pimenta (2002), entre outros pesquisadores da temática. A pesquisa configurou-se um estudo de caso de cunho qualitativo e exploratório, tendo como coleta de dados a utilização do questionário semi-estruturado e a plataforma lattes. Para estruturar e organizar as informações e as falas dos sujeitos pesquisados, realizou-se a análise de conteúdo com as contribuições de Bardin (2011) e Franco (2007). Os resultados da pesquisa apontaram a demanda por formação didático-pedagógica, tendo em vista a importância e contribuição dessa formação para melhorar o desempenho dos/as professores/as, mas também trouxeram reflexões acerca dos saberes docentes construídos na prática cotidiana." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID528_TB5361_20062023012253.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:12:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELZA GALDINO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ELZA" "autor_email" => "elza.oliveira@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-profissional-e-tecnologica-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT20" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031fd456a7e_26032024161948.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:53:48" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 340 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-profissional-e-tecnologica-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT20" "logo" => null "capa" => "66031fd456a7e_26032024161948.jpg" "timbrado" => "65b1409c78f87_24012024135348.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:53:48" "updated_at" => "2024-03-26 16:19:48" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 340 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-profissional-e-tecnologica-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT20" "logo" => null "capa" => "66031fd456a7e_26032024161948.jpg" "timbrado" => "65b1409c78f87_24012024135348.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:53:48" "updated_at" => "2024-03-26 16:19:48" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 216 "edicao_id" => 340 "codigo" => "978-85-61702-93-9" "capa" => "66031fd459d33_26032024161948.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA """ "conselho_editorial" => """ ANA PAULA SANTOS DE MELO FIORI (IFAL)<br />\r\n BEATRIZ CRISTINA ELIAS DOS SANTOS (UFPE)<br />\r\n CAMILA MATOS VIANA (IFCE)<br />\r\n CARLOS ALEXSANDRO DE CARVALHO SOUZA (IFAL)<br />\r\n DIEGO DOS SANTOS ALVES (IFAL)<br />\r\n EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO (IFPB)<br />\r\n FLÁVIA COELHO RIBEIRO (EPJSV)<br />\r\n GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA (IFAL)<br />\r\n GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA (UFPE)<br />\r\n JOHNATAN FERREIRA MARQUES DO VALE (IFPB)<br />\r\n JOSEGLEY ANDRADE DE LUCENA (IFPB)<br />\r\n MARIA JULIANA DOS SANTOS FARIAS (UFPE)<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA (IFRN)<br />\r\n RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "20062024153429-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA--VOL-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:53:48" "updated_at" => "2024-06-20 15:34:29" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 216 "edicao_id" => 340 "codigo" => "978-85-61702-93-9" "capa" => "66031fd459d33_26032024161948.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA """ "conselho_editorial" => """ ANA PAULA SANTOS DE MELO FIORI (IFAL)<br />\r\n BEATRIZ CRISTINA ELIAS DOS SANTOS (UFPE)<br />\r\n CAMILA MATOS VIANA (IFCE)<br />\r\n CARLOS ALEXSANDRO DE CARVALHO SOUZA (IFAL)<br />\r\n DIEGO DOS SANTOS ALVES (IFAL)<br />\r\n EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO (IFPB)<br />\r\n FLÁVIA COELHO RIBEIRO (EPJSV)<br />\r\n GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA (IFAL)<br />\r\n GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA (UFPE)<br />\r\n JOHNATAN FERREIRA MARQUES DO VALE (IFPB)<br />\r\n JOSEGLEY ANDRADE DE LUCENA (IFPB)<br />\r\n MARIA JULIANA DOS SANTOS FARIAS (UFPE)<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA (IFRN)<br />\r\n RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "20062024153429-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA--VOL-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:53:48" "updated_at" => "2024-06-20 15:34:29" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }