O presente artigo tem por finalidade discutir, através de uma revisão bibliográfica, o conceito de Educação Profissional e Tecnológica, abordando as modificações ocorridas em seus aspectos e suas características através de uma perspectiva histórica, política e educacional, revelando as influências que este modelo sofreu através dos anos até chegar na concepção que ela possui atualmente, tanto na esfera legal quanto no seu conceito ideológico, destacando o quanto ela se distingue do modelo educacional mercadológico que prima por uma formação fragmentária e que privilegia a competição entre indivíduos em detrimento à formação humana e integral. Discutir-se-á também acerca das quatro categorias indissociáveis da formação humana que formam as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, quais sejam: trabalho, tecnologia, ciência e cultura. Estas duas últimas serão observadas de maneira em que possam ser reconhecidas como categorias complementares e harmônicas, entendendo que elas podem se relacionar e dialogarem entre si quando se utilizam canteiros didáticos de plantas medicinais como práticas pedagógicas no Curso Técnico Subsequente de Enfermagem, ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas – Campus Benedito Bentes, curso este pertencente à modalidade Educação Profissional e Tecnológica. Pretende-se, desta forma, associar o conhecimento popular acerca destas plantas com o saber científico de suas propriedades medicinais, promovendo a reflexão acerca de elementos importantes para a sociedade atual e exaltando as convergências entre estas duas categorias.