Este artigo é um recorte da pesquisa para a dissertação titulada Campus Corrente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí: investigação narrativa de sujeitos, que visa compreender a trajetória histórica deste campus através meio da investigação narrativa com alguns sujeitos históricos, investigando o impacto social, pela necessidade de registrar sua trajetória histórica, analisando o seu papel na educação local e regional, a sua identidade institucional e o impacto social que tenha causado para o município de Corrente. Para tanto, se adotou a pesquisa bibliográfica norteada pela pesquisa qualitativa, que enseja minuciosa leitura dos dados, devido à riqueza interpretativa, a contextualização do ambiente estudado (Gil, 2007), oferecendo, ainda, uma perspectiva recente, natural e holística dos fenômenos, assim como uma flexibilidade de métodos de aquisição e interpretação de dados. O Campus Corrente, localizado no estado do Piauí, foi inaugurado em 2010, à luz da assinatura da Lei n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica, que implantou unidades deste conjunto em cidades polo brasileiras, a partir do conceito criado e utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), gerando oportunidades através de cursos nas modalidades Tecnológica e Profissional, sendo de suma importância para população do município, bem como para a região por ele abrangida. A implantação dos IFs e os Planos de Extensão da Rede Federal se apresentam na contramão ao estatuído pelo neoliberalismo, resultando em oportunidades para jovens da classe trabalhadora obterem educação de qualidade, através de um sistema educacional que insere estes jovens na sociedade como indivíduos plenamente cientes de si e autônomos, a fim de possam participar da construção de uma nova sociedade fundada na igualdade (social, política e econômica).