As aulas de Química permanecem sendo abordadas com o método do ensino tradicional. No entanto, as aulas, muitas vezes, se tornam incompreensíveis devido a falta de relação entre o conteúdo estudado e o cotidiano do aluno. É comum a Química ser tratada como uma disciplina de difícil compreensão pela ausência de recursos metodológicos e estratégias que vem impossibilitando o processo de conhecimento e aprendizagem significativa de muitos discentes. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo analisar artigos publicados na plataforma Scientific Electronic Library Online (SciELO), no período de 2020 a 2022, na coleção do Brasil, no idioma português, a partir de sequências didáticas no Ensino de Química. A pesquisa foi orientada pela busca usando os descritores “Sequências Didáticas” e “Ensino de Química”, e a escolha foi motivada por mapear somente os possíveis assuntos do ensino de Química, trazendo uma totalidade de 80 artigos. Mediante o resultado optamos por fazer um recorte, o qual correspondia aos artigos que tratassem do conteúdo programático no ensino de química e a aplicação de sequências didáticas como instrumento de aprendizagem significativa, resultando numa totalidade de 11 artigos para serem analisados. Os resultados mostram que os autores fazem uma abordagem teórica do assunto programático relacionando com o cotidiano dos alunos/as, tendo em vista que os estudantes conseguem absorver e assimilar melhor os conteúdos quando se faz relação do dia a dia do aluno com o que está sendo estudado. Por meio de uma análise minuciosa, constatamos que os artigos analisados cumprem com o objeto de estudo, os autores se apropriam dos procedimentos metodológicos e as estratégias usadas para alcançar o aprendizado atrativo na disciplina de Química. Portanto, esse tipo levantamento bibliográfico pode ser realizado em outras plataformas, eventos, anais, e em outras disciplinas.