O ensino em Biociências voltado para a promoção da saúde possibilita o reconhecimento dos sinais e sintomas de doenças e condições, visando promover o bem-estar e facilitar a busca ágil por diagnóstico e tratamento adequados. Com isso, esses conhecimentos fornecem ferramentas aos estudantes, capacitando-os a tomar decisões de maneira crítica acerca desse assunto. A Base Nacional Comum Curricular guia os currículos dos sistemas e redes de ensino, além das propostas pedagógicas de todas as instituições de ensino públicas e privadas no país. Este documento estabelece os conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da educação básica, com o propósito de alcançar uma formação humana completa e contribuir para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as abordagens dos temas Saúde pública e Zoonoses na Base Comum Curricular. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa documental. Os resultados obtidos para o tema de investigação e suas correlações com o tema foram: Saúde – 60 menções; Saúde pública – 2 menções; Saúde animal – 0 menção; Prevenção - 6 menções; Vacina – 6 menções; Zoonose – 0 menção. Tendo em vista a relevância do tema para a saúde pública e a expectativa de influência da Base Nacional Comum Curricular para a educação brasileira, foi identificado que a pequena e superficial abordagem do assunto pode colocar o tema a margem das propostas e discussões curriculares do país. A Saúde Pública e as Zoonoses têm um significativo impacto social. Portanto, tornam-se temas relevantes para a educação básica, visando fornecer recursos que possibilitem a sua compreensão, ressaltando sua importância e implicações sociais.