O ensino de Botânica, na Educação Básica (EB) é base para proporcionar compreensão do mundo natural, desenvolvendo habilidades cognitivas e de percepção ambiental. Ele permite que os alunos se conectem com a natureza, aumentando a valorização pela biodiversidade, conservação e sustentabilidade, estimulando o pensamento crítico e qualificando o processo educativo. Com o projeto, objetivou alcançar as habilidades e competências, previstas para o 2º ano do Ensino Fundamental (EF), no componente curricular Ciências da Natureza, especificamente relativas às plantas. O projeto foi desenvolvido em uma escola municipal do 2º ano do EF, em Novo Hamburgo (RS), alinhado com pressupostos legais nacionais, da Rede Municipal de Ensino e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A turma vinha estudando plantas, conteúdo da Unidade Vida e Evolução da BNCC, juntamente com a professora regente, demonstrando interesse no conhecimento de ervas e chás medicinais, utilizados pelas suas famílias. Diante da motivação, foram explicados os métodos de coleta, identificação, preservação e armazenamento dos vegetais, culminando com a produção de exsicatas, numa proposta científica e artística. Observou-se interesse, entusiasmo e curiosidade das crianças, durante a realização das tarefas. Embora utilizados termos técnicos, que nomes de plantas sejam complexos, os estudantes relataram a prática com propriedade e autonomia, mesmo ainda consolidando a sua alfabetização. Notou-se que os familiares envolvidos, nas práticas, passaram a observar e conhecer mais plantas nativas, sobretudo aquelas com propriedades medicinais, de modo diferente ao período anterior do estudo. Ficou evidente na fala dos estudantes, a percepção da importância de conhecer e identificar essas e outras plantas nativas, especialmente quando se faz o uso/consumo das mesmas. Compreende-se que a confecção das exsicatas com as crianças, abordando o ensino de Botânica na EB, é possível e que contribui significativamente para o desenvolvimento científico e a autonomia dos atores envolvidos.