A necessidade de implementar um ensino e aprendizagem voltado para os conceitos da química tem contrastado com a dificuldade de planejar e operacionalizar estratégias pedagógico-didáticas voltadas intencionalmente ao desenvolvimento de habilidades intelectuais nos estudantes. Propostas nesse sentido passaram a ser objeto de interesse tanto da comunidade escolar quanto de pesquisadores em Educação em Ciências. A pesquisa aqui apresentada teve por objetivo a elaboração de um sistema de tarefas a ser utilizado em uma metodologia direcionada à formação da habilidade de identificar álcoois. Utilizou-se como referencial teórico-metodológico o Enfoque Histórico-Cultural (EHC), particularmente a Teoria da Formação por Etapas das Ações e dos Conceitos, proposta por P.Ya. Galperin, e os fundamentos do ensino por problemas, baseado em Majmutov e em outros autores do EHC. A utilização do método de análise e síntese e do método lógico permitiu formular um modelo teórico-metodológico para: estruturar as diferentes tarefas do processo formativo. Com a sua aplicação foi possível: i) delimitar a concepção, a estrutura e a tipologia dos problemas, caraterizados por contextos problemáticos centrados em contradições dialéticas, e ii) elaborar critérios para o desenvolvimento dessas tarefas, com base em diferentes indicadores qualitativos e nas etapas do ciclo cognoscitivo. A partir desses elementos, estabeleceram-se diferentes tipos de problemas, em concordância com as quatro as etapas do ciclo cognoscitivo galperiano, tanto para formar a habilidade de identificar álcoois quanto para serem utilizados na avaliação, no seu grau de desenvolvimento, antes e após o processo formativo.