A necessidade de proporcionar meios pelos quais os estudantes se desenvolvam como agentes ativos da sua própria aprendizagem é o desafio atual do ensino de ciências. Assim, esta pesquisa, proveniente de uma dissertação de mestrado, objetivou contribuir com a prática de professores de Biologia da Educação Básica sobre o ensino de Membrana Plasmática a partir do Ensino de Ciências por Investigação (EnCI). Esta abordagem didática foi escolhida porque transcende o objeto de conhecimento e propicia a aquisição de novas competências e habilidades mediadas pelo professor. O delineamento da pesquisa consistiu em descrever as concepções prévias dos professores, construir o Produto Técnico Tecnológico a partir disso, e analisá-lo junto aos mesmos. Com esta finalidade, utilizou-se de uma abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica e Análise de Conteúdo (AC) a partir das respostas aos questionários. Como resultado, percebeu-se que o EnCI costumava ser desconsiderado como uma estratégia aplicável para Membrana Plasmática (MP) pois foram priorizados recursos expositivos, de pouca ou nenhuma interação. Todavia, ao analisar a Sequência de Ensino Investigativa (SEI) desenvolvida foram percebidas as suas potencialidades no que diz respeito a Alfabetização Científica, pertencimento social, aplicabilidade, motivação e capacidade de promover assimilações obliteradoras. Observou-se também a interação entre a tríade Ensino-Pesquisa-Extensão. Este trabalho culminou na disseminação de informações sobre a sala de aula atual e uma abordagem didática investigativa que se adequa a este cenário.