Atualmente, diante de tantos problemas causados pela desinformação ou excesso dela, muitas discussões têm conquistado lugar em vários espaços e campos do conhecimento, por isso, a relevância do letramento científico dos cidadãos para sua atuação na sociedade. Neste sentido, este trabalho teve o objetivo de analisar o nível de letramento científico dos alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió, a partir da perspectiva da educação científica que utiliza a tecnologia através de veículos de comunicação para divulgar conhecimentos científicos. Essa pesquisa tem natureza quantitativa, cuja coleta dos dados ocorreu mediante a aplicação de questionário estruturado, com perguntas relativas à forma de acesso dos alunos aos conteúdos científicos nos diversos meios de divulgação científica, como revistas ou jornais; redes sociais; sites/blogs; programa televisivo; podcast, etc. Nesse questionário, também foram incluídas perguntas específicas sobre conteúdos da disciplina de Biologia que foram destaque nas mídias atualmente. O link do questionário foi disponibilizado para os estudantes que responderam em sala de aula ou posteriormente. Foram recebidos 113 formulários, seguidos da análise dos dados obtidos nas respostas. O resultado aponta um nível razoável de letramento científico dos estudantes, onde a maioria respondeu assertivamente a maior parte das questões sobre temas atuais, como alimentos transgênicos, educação ambiental e doenças infectocontagiosas. Inclusive, temas relacionados à saúde foram apontados como de maior interesse nas buscas dos estudantes, correspondendo a 55% das respostas. Quanto aos meios de divulgação científica utilizados, sites/blogs e redes sociais (Youtube e Instagram) apareceram com mais frequência, sendo os canais de divulgação científica do Youtube aqueles mais utilizados, com 73,5% dos acessos. No entanto, a maioria afirmou não possuir o hábito de realizar pesquisas espontâneas sobre temas científicos, mas somente quando precisam realizar atividades escolares, demonstrando o papel essencial da escola no letramento científico dos estudantes.