A presente pesquisa é de natureza qualitativa e teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre a importância dos jogos didáticos no ensino de biologia no ensino médio e os temas que mais contemplam materiais para ensinar conteúdos e conceitos biológicos. A busca dos artigos foi feita na base de pesquisa do Google acadêmico, durante os meses de novembro de 2022 a janeiro de 2023, utilizando duas equações de pesquisa, jogos didáticos e ensino de biologia, jogos didáticos e aprendizagem de biologia. Foram encontrados 117 trabalhos publicados no período de 2016 até 2022, que discutem sobre o uso de jogos didáticos em diferentes fases de ensino. Para analisar os artigos aplicamos quatro critérios de inclusão e sete critérios de exclusão. Assim, 30 trabalhos foram selecionados, e os outros 87 foram descartados por não se adequarem ao objetivo da pesquisa. Nos artigos foram identificados autores que utilizaram jogos produzidos por empresas e universidades, e em outros trabalhos foi observado a construção dos jogos e a aplicação pelos próprios autores, mas em ambos o intuito foi de avaliar se o material utilizado poderia contribuir no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos e conceitos científicos nas aulas de biologia do ensino médio. Foi constatado que os conteúdos que mais possuem produção de jogos são: genética, evolução, biologia celular e molecular, botânica e zoologia, devido as dificuldades que os alunos possuem em compreender os conceitos científicos. Para que as dificuldades de compreensão dos conceitos científicos, relatadas pelos autores, sejam superadas, há necessidade de realizar um planejamento de aplicação do jogo, pois o mesmo não substitui o papel do professor. Este dará subsídios teóricos e práticos, convidando os alunos a construírem o conhecimento científico por meio da interação entre colegas, jogo e a brincadeira, em que o estudante é autor da própria aprendizagem.