TRILHAS DE APROFUNDAMENTO DO NOVO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DE ALAGOAS: UM OLHAR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
"2024-01-24 13:33:46" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105632 "edicao_id" => 336 "trabalho_id" => 2148 "inscrito_id" => 13305 "titulo" => "TRILHAS DE APROFUNDAMENTO DO NOVO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DE ALAGOAS: UM OLHAR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O Novo Ensino Médio (NEM), instituído em 2017 e com implantação prevista de 2022 a 2024, visa flexibilizar o currículo, com a diminuição da carga horária de todas as disciplinas obrigatórias e ampliação referente as disciplinas optativas. O objetivo desta pesquisa, de natureza bibliográfica, é avaliar se o componente Biologia nas Trilhas de Aprofundamento do Novo Ensino Médio do Estado de Alagoas visa à Alfabetização Científica (AC). A investigação qualitativa do tipo análise documental analisou o Catálogo das Ementas das Trilhas de Aprofundamentos Curriculares e o Material de Apoio ao Planejamento e Práticas (MAPPA), publicados pela Secretaria de Educação do Estado de Alagoas, que orientam a implantação do NEM nas suas escolas públicas. Os principais resultados obtidos são: i) no primeiro documento, a Biologia é apresentada de forma alinhada à Base Nacional Comum Curricular, mas existem lacunas quanto aos eixos da AC, que são a compreensão do conhecimento científico, a compreensão da Natureza das Ciências e o entendimento das relações entre Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente; e ii) no segundo documento, foi expressa uma perspectiva mais ampliada da AC, principalmente o segundo eixo em uma das Trilhas de Aprofundamento, contemplando aspectos políticos e éticos da atividade científica. Concluímos que o componente Biologia nas Trilhas de Aprofundamento do Novo Ensino Médio do Estado de Alagoas pouco contribui para a Alfabetização Científica, cenário muito preocupante, pois nem todos os estudantes irão escolher uma Trilha de Aprofundamento que contemple a área das Ciências da Natureza e suas tecnologias, na qual a Biologia se situa." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID13305_TB2148_19062023130601.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:22:49" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA JULIA SOARES SANTANA" "autor_nome_curto" => "ANA JÚLIA" "autor_email" => "ana.soares@icbs.ufal.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:33:46" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105632 "edicao_id" => 336 "trabalho_id" => 2148 "inscrito_id" => 13305 "titulo" => "TRILHAS DE APROFUNDAMENTO DO NOVO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DE ALAGOAS: UM OLHAR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O Novo Ensino Médio (NEM), instituído em 2017 e com implantação prevista de 2022 a 2024, visa flexibilizar o currículo, com a diminuição da carga horária de todas as disciplinas obrigatórias e ampliação referente as disciplinas optativas. O objetivo desta pesquisa, de natureza bibliográfica, é avaliar se o componente Biologia nas Trilhas de Aprofundamento do Novo Ensino Médio do Estado de Alagoas visa à Alfabetização Científica (AC). A investigação qualitativa do tipo análise documental analisou o Catálogo das Ementas das Trilhas de Aprofundamentos Curriculares e o Material de Apoio ao Planejamento e Práticas (MAPPA), publicados pela Secretaria de Educação do Estado de Alagoas, que orientam a implantação do NEM nas suas escolas públicas. Os principais resultados obtidos são: i) no primeiro documento, a Biologia é apresentada de forma alinhada à Base Nacional Comum Curricular, mas existem lacunas quanto aos eixos da AC, que são a compreensão do conhecimento científico, a compreensão da Natureza das Ciências e o entendimento das relações entre Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente; e ii) no segundo documento, foi expressa uma perspectiva mais ampliada da AC, principalmente o segundo eixo em uma das Trilhas de Aprofundamento, contemplando aspectos políticos e éticos da atividade científica. Concluímos que o componente Biologia nas Trilhas de Aprofundamento do Novo Ensino Médio do Estado de Alagoas pouco contribui para a Alfabetização Científica, cenário muito preocupante, pois nem todos os estudantes irão escolher uma Trilha de Aprofundamento que contemple a área das Ciências da Natureza e suas tecnologias, na qual a Biologia se situa." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID13305_TB2148_19062023130601.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:22:49" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA JULIA SOARES SANTANA" "autor_nome_curto" => "ANA JÚLIA" "autor_email" => "ana.soares@icbs.ufal.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:33:46" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 336 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02" "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16" "logo" => null "capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg" "timbrado" => "65b13beab3da2_24012024133346.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:33:46" "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 336 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02" "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16" "logo" => null "capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg" "timbrado" => "65b13beab3da2_24012024133346.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:33:46" "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 212 "edicao_id" => 336 "codigo" => "978-85-61702-94-6" "capa" => "66031ec581958_26032024161517.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA """ "conselho_editorial" => """ ALBANO DE GOES SOUZA (UNIVASF)<br />\r\n AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA (UFAL)<br />\r\n ANTÔNIO INÁCIO DINIZ JÚNIOR (UFRPE)<br />\r\n CARLOS ANTONIO CAMILO DOS SANTOS (UFBA)<br />\r\n CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO <br />\r\n GEORGIANNA SILVA DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n KALLINE DE ALMEIDA ALVES CARNEIRO <br />\r\n MACILENE PEREIRA DE ARAUJO (UEPB)<br />\r\n MÁRCIA BRANDÃO RODRIGUES AGUILAR (UNIVASF)<br />\r\n MARIA BETANIA HERMENEGILDO DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n MORGANA LÍGIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (UEPB)<br />\r\n RÉNALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO (UEPB)<br />\r\n THIAGO FERNANDES (UFPB)<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n UARISON RODRIGUES BARRETO (UNIVASF)<br />\r\n VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n YSMAILYN SIQUEIRA COSTA (UNIVASF)<br />\r\n <br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152702-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:33:46" "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 212 "edicao_id" => 336 "codigo" => "978-85-61702-94-6" "capa" => "66031ec581958_26032024161517.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA """ "conselho_editorial" => """ ALBANO DE GOES SOUZA (UNIVASF)<br />\r\n AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA (UFAL)<br />\r\n ANTÔNIO INÁCIO DINIZ JÚNIOR (UFRPE)<br />\r\n CARLOS ANTONIO CAMILO DOS SANTOS (UFBA)<br />\r\n CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO <br />\r\n GEORGIANNA SILVA DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n KALLINE DE ALMEIDA ALVES CARNEIRO <br />\r\n MACILENE PEREIRA DE ARAUJO (UEPB)<br />\r\n MÁRCIA BRANDÃO RODRIGUES AGUILAR (UNIVASF)<br />\r\n MARIA BETANIA HERMENEGILDO DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n MORGANA LÍGIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (UEPB)<br />\r\n RÉNALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO (UEPB)<br />\r\n THIAGO FERNANDES (UFPB)<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n UARISON RODRIGUES BARRETO (UNIVASF)<br />\r\n VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n YSMAILYN SIQUEIRA COSTA (UNIVASF)<br />\r\n <br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152702-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:33:46" "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }