O ensino de ciências sempre enfrentou muitos desafios na sua trajetória, principalmente na educação básica. Tais desafios se amplificaram com a inserção dos conhecimentos do mundo da física no Ensino Fundamental implantado com a reformulação dos currículos e na entrada em vigor na Base Nacional Comum Curricular. Tais mudanças impõem novos desafios para docentes e discentes, pois exige uma mudança na forma de abordagem desses conteúdos. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo introduzir praticas concretas no ensino de física para o fundamental II. As atividades se iniciaram com aulas teóricas sobre os conceitos básicos de Movimento, Velocidade, Aceleração e Aceleração da Gravidade. Após as aulas teóricas, os alunos foram convidados a aplicarem todos os conceitos trabalhados em sala de aula numa atividade pratica realizada na quadra da escola. Para inicio da atividade pratica, foi proposto aos estudantes que formassem grupos de três pessoas. Foi entregue a para grupo um roteiro contendo as instruções de como proceder na execução da atividade. A primeira etapa da atividade consistia em medir a distância de um lado a outro da quadra, com o auxilio de uma trena, e anotar a medida. Depois de feito os discentes escolhiam um do trio para corre de um lado para o outro da quadra. Durante a trajetória os dois deveriam marcar o tempo gasto pelo colega com o auxilio de um cronômetro e registrar o tempo gasto na execução do movimento. Por fim com o auxilio de uma bola o grupo lançava essa bola para cima e anotava o tempo que ela gastava para retornar ao seu ponto de origem. Terminada a execução dessas tarefas, os estudantes, de posse dos dados, tinham a missão de calcular a velocidade média atingida pelo colega, classificar o tipo de movimento realizado e a aceleração atingida pela bola lançada. Tal atividade propiciou aos alunos envolvidos uma aplicação pratica dos conceitos trabalhados em sala de aula, como também possibilitou entrar em contato com outros conhecimentos importantes.