Os estudos que se debruçam sobre diferentes problemáticas inerentes aos espaços educacionais são uma das importantes tendências para as áreas de Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Como meios para consolidações dos objetos dessas investigações, a pesquisa Estado da Questão se coloca como uma promissora estratégia de mapeamento das produções científicas acerca de quaisquer campos de estudos. Diante disso, o presente artigo tem o intuito de discutir a construção de estudos do tipo Estado da Questão, no âmbito da área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Partindo da construção e discussão de um percurso metodológico possível para o Estado da Questão, evidenciamos aspectos teóricos e práticos, que perpassam desde a escolha do tema até as discussões dos caminhos já trilhados e das possíveis lacunas existentes. Desse modo, avaliamos que, enquanto método de pesquisa, o Estado da Questão pode trazer contribuições para os campos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática tanto na realização de estudos por discentes de graduação ou pós-graduação lato sensu (em artigos de disciplinas ou trabalhos de conclusão de curso), quanto para pesquisadores de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), em estudos preliminares que podem auxiliar na definição dos objetos de estudos de suas dissertações e/ou teses.