As ciências naturais compõem a base nacional comum das matrizes curriculares dos estabelecimentos que ofertam ensino fundamental, nível de ensino da educação básica, no Brasil. O ensino de Ciências Naturais no Fundamental, tem sido praticado de acordo com diferentes propostas educacionais ao longo das décadas, e se expressam de diversas maneiras em salas de aula. E uma das formas utilizadas pelos docentes para o ensino dos conceitos presentes em diferentes campos do conhecimento científico são através de atividades práticas, que despertam atitudes e destrezas cognitivas de alto nível intelectual e não apenas destrezas manuais ou técnicas instrumentais nos alunos. Diante disso, revelou-se pelo fato que algumas escolas públicas da Rede Estadual de Ensino de Natal não apresentam laboratórios de ciências, e como a utilização dos laboratórios apresenta um fortalecimento da proposta pedagógica, foi realizado uma parceria entre a Escola Estadual Alberto e o Campus Natal Central/IFRN com o objetivo de realizar atividades práticas de ciências nos laboratórios de biologia, física e química para os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II da Escola Pública Estadual Alberto Torres de Natal/RN. Participaram 42 alunos e os resultados verificaram incentivo, estímulo, motivação e envolvimento demonstrados pelos alunos às atividades práticas de ciências nos laboratórios, assim como, essas atividades sendo um diferencial instrumento no auxílio das aulas teóricas de ciências.