Este trabalho tem como objetivo a construção de uma sequência didática (SD), para alunos do sexto ano do ensino fundamental alicerçada na Epistemologia Genética de Jean Piaget. Trata-se de um conjunto de aulas tendo os alunos como protagonistas, com o intuito de acompanhar seus processos de tomada de consciência das fases da lua, a partir de ferramentas didáticas como jogos, maquetes, vídeos etc. Nossas reflexões apontam para construção de uma SD que valorize: a) construção do conhecimento; b) trabalho em grupo e o self government; c) ludicidade; d) argumentações; e) tomada de consciência. Entendemos que esse processo da SD por mais que se estruture de forma linear, deve ser flexível e utilizada como possibilidade, permitindo processos retroativos e proativos. A tomada de consciência, nos remete a uma espiral dialética que implica processos proativos e retroativos. A compreensão desse mecanismo de passagem, elaborado por Piaget, nos permite a elaboração de estratégias para acompanhar a aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, esse trabalho se justifica pela possibilidade de preencher lacunas que se estabelecem entre as SD e os processos de tomada de consciência. Trata-se de ensaio acadêmico no qual realizar-se-á breve explanação da importância dos estudos de Piaget para o processo de ensino aprendizagem de ciências, enfatizando prejuízos decorrentes do desconhecimento do processo de tomada de consciência. Para tanto, realizar-se-á uma revisão sistemática com busca, nos portais acadêmicos, de publicações referentes ao ensino de ciências sob a perspectiva da Epistemologia Genética. O material encontrado servirá de subsídio para a elaboração da SD, e no decorrer desta atividade far-se-á o uso de instrumento de verificação dos níveis de tomada de consciência dos alunos, seguido de discussão da temática. Com esse trabalho espera-se contribuir com a melhoria da qualidade do ensino de ciências, bem como com a melhoria da compreensão dos processos cognitivos dos estudantes.