A aplicação do ensino motivador tem se encontrado limitado pelas abordagens de ensino mais padronizadas, que envolvem a aulas expositivas e práticas focadas no individualismo. Logo, diferentes abordagens de ensino que buscam contemplar a autonomia dos alunos e contextualização do ensino foram idealizados. Na pandemia, a motivação dos alunos foi alvo de debate, sendo uns dos fatores da qualidade do ensino, por isso, o trabalho objetiva identificar a participação ativa do aluno como parâmetro na construção do ensino de química. Diante disso, o trabalho descreve a utilização de aula com enfoque da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), junto com o recurso de jogos didáticos, a fim de identificar a sua aplicabilidade, relatando suas vantagens e dificuldades na execução. A pesquisa é descrita como qualitativa, com dois momentos síncronos, sendo o primeiro uma aula expositiva dialogada com o tema matérias e suas propriedades, trabalhando conceitos de atomicidade, moléculas e tipo de ligação. Enquanto a segunda, foi o uso do jogo digital desenvolvido, o Guardians of Reality na plataforma PowerPoint. O jogo simula a história de uma guerreira que precisa combater o mago Klaus. Para vencê-lo, é preciso realizar resolução de questões de químicas e desafios de lógica e escolha. O jogo foi aplicado com a turma dividida em dois grupos. Cada grupo teve 30 minutos para avançar nas fases do jogo, utilizando a transmissão da tela do computador para discutir e escolher as opções por meio de plataformas de bate-papo. A análise dos resultados mostraram que a aula expositiva forneceu o conhecimento prévio para as respostas dos alunos e o jogo trouxe a participação ativa do aluno. Por fim, verifica que na aplicação do jogo, houve dinamismo e cooperação simultânea dos estudantes, mesmo que estes estivessem a distância e durante o período da pandemia.