A Sistemática compreende o estudo da diversidade e tem como propósito estabelecer relações entre grupos ancestrais e descendentes. Estas relações são representadas em árvores filogenéticas ou cladogramas. Entender essas representações é fundamental para compreender as relações de parentesco. Dificuldades no entendimento dessas relações no âmbito do ensino de Botânica, mais especificamente na disciplina Morfotaxonomia Vegetal II, levaram a professora regente, a buscar por atividades em que os discentes pudessem exercitar/simular o papel de um sistemático. Assim, este trabalho relata a aplicação de uma atividade prática, denominada: Sistemática dos botões, na qual alunos de uma turma de licenciatura em Ciências Biológicas da UESB, no VI período do curso, foram provocados a criar critérios de classificação a partir de uma porção de botões. Foram destinadas quatro horas/aula para o desenvolvimento dessa atividade. A turma foi dividida em 4 equipes. Cada uma recebeu uma quantidade de botões, com cores, formas e tamanhos variados, representando assim, a diversidade. Os objetivos da aula foram: I- Estabelecer critérios de classificação com base nas características morfológicas (aspectos dos botões); II- construir um cladograma representando a relação de parentesco entre os grupos de botões; III- elaborar uma chave de identificação sistemática. Após sistematizar a organização dos grupos de botões, os resultados foram apresentados em forma de seminários e postados no classroom da turma. Pudemos constatar, que a atividade facilitou a compreensão dos critérios utilizados na classificação vegetal, para o reconhecimento do trabalhos dos sistemáticos e consequentemente com a evolução dos sistemas de classificação Botânicos. Esperamos que este trabalho possa motivar o desenvolvimento de atividade para os cursos de licenciatura da área, pois além de domínio do conteúdo, os futuros professores também precisam elaborar aulas que promovam a participação ativa dos educandos e salientamos que também é um compromisso da formação inicial, subsidiar essas práticas.