Devido aos diversos problemas educacionais existentes em nosso país, tem se tornado preocupante o crescimento do desinteresse e da passividade dos alunos em sala de aula, principalmente, nas aulas de Física e de Matemática. A falta de motivação dos alunos em aprender Física e Matemática constitui um grande obstáculo no processo ensino-aprendizagem destas disciplinas. De modo geral, o ensino dessas disciplinas ainda é caracterizado pelo excesso de atenção voltada para resolução mecânica de problemas ou pela utilização de uma grande quantidade de fórmulas, muitas vezes memorizadas de forma literal e arbitrária, visando à compreensão dos fenômenos envolvidos. Dessa forma, surge a necessidade de se desenvolver novos recursos didáticos que busquem recuperar a motivação dos alunos e a credibilidade do ensino dessas áreas. Esses novos recursos devem aproximar os conceitos trabalhados em sala de aula e o cotidiano do aluno, contextualizando os conteúdos ministrados em sala de aula e despertando a curiosidade dos estudantes. Nosso objetivo foi mostrar como o desenvolvimento de atividades diversificadas, estimulando o protagonismo dos alunos, pode contribuir, tanto para o ensino e aprendizagem dos conteúdos das disciplinas da BNCC em destaque quanto para a promoção da cidadania e do conhecimento científico, de modo democrático e sustentável, gerando indicativos para o desenvolvimento de uma aprendizagem dos conteúdos teóricos, na perspectiva de uma aplicação prática e criativa. Para isso, fizemos uma interlocução com alguns eixos transversais, por meio de práticas pedagógicas, tais como discussões sobre direitos humanos e diversidade, promoção do protagonismo juvenil e da sustentabilidade e atividades artísticas.