Este estudo tem como principal objetivo investigar contribuições de uma prática experimental, envolvendo a produção de repelente natural para prevenção da picada do mosquito Aedes aegypti, no processo de iniciação científica com foco na alfabetização científica de estudantes do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa-ação, de cunho descritivo, que segue uma abordagem qualitativa em torno dos dados observados. O estudo teve como público de participantes uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental da Educação Básica, de uma escola pública situada no interior da Paraíba. A proposta científica pedagógica se propôs a desenvolver uma prática experimental para elaboração de um repelente natural, com plantas medicinais como capim-santo e cravo-da-índia. A atividade foi desenvolvida em seis episódios e foi descrita a partir dos diálogos registrados durante as aulas. Para analisar se a prática favoreceu no processo de alfabetização científica dos alunos, o estudo se embasou nos Indicadores da Alfabetização Científica. A partir dos argumentos apresentados pelos alunos em torno dos questionamentos mediados pela professora durante os episódios, os indicadores de alfabetização científica forneciam pistas do processo de alfabetização científica da turma. O estudo revelou que atividades experimentais podem ser uma das importantes aliadas no processo de iniciação científica, sobretudo, quando se intenciona formar alunos alfabetizados em assuntos científicos, capazes de compreender, questionar, modificar e melhorar o lugar em que vivem. Assim, observou-se que a prática proposta contribuiu na formação científica e cidadã dos alunos e alunas.