UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO SOBRE DILATAÇÃO TÉRMICA DOS SÓLIDOS COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
"2024-01-24 13:33:46" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105660 "edicao_id" => 336 "trabalho_id" => 6557 "inscrito_id" => 5533 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO SOBRE DILATAÇÃO TÉRMICA DOS SÓLIDOS COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "No Ensino de Ciências, particularmente no Ensino de Física, é consenso entre a maioria do professorado que a experimentação é uma ferramenta fundamental para o ensino da disciplina. No entanto, mesmo sendo consideradas de grande relevância, muitas das atividades pedagógicas envolvendo aspectos experimentais normalmente não permeiam o ambiente escolar, restringindo-se a atividades ocaionais, como feiras de ciências semestrais ou anuais. É necessário, portanto, buscar estratégias que permitam os alunos de Ciências da Natureza participem de atividades experimentais durante os conteúdos escolares, a fim de desenvolver neles o saber e o fazer científico. Com base neste pressuposto, este trabalho avaliou o uso de práticas experimentais relacionadas à dilatação térmica dos sólidos com vistas à promoção de uma aprendizagem significativa, na perspectiva de Ausubel. Foi elaborada e desenvolvida uma sequência didática baseada na Pedagogia dos Três Momentos Pedagógicos, junto a turmas do 2º Ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Piauí - Campus São Raimundo Nonato. A pesquisa teve caráter quali-quantitativo, com intenção de obter uma expressão positiva quanto ao uso de práticas experimentais como ferramenta de ensino, e não deixando de salientar que na análise dos dados a pesquisa assume um caráter quantitativo. Inicialmente aplicou-se um questionário para avaliar o desenvolvimento prévio dos discentes acerca do conteúdo que iria ser abordado. Em seguida, explicou-se os tipos, as características e algumas aplicações práticas relativas à dilatação térmica e, após isto, foi apresentado aos alunos a parte prática por meio de três experimentos de baixo custo. Por fim, reaplicou-se o mesmo questionário do início com intuito de analisar a evolução dos alunos diante da metodologia de ensino utilizada. Com base na análise de dados gerados por meio dos questionários, observou-se um aumento significativo na aprendizagem dos alunos mediante à aplicação da sequência didática proposta." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID5533_TB6557_20062023202227.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:22:49" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YSMAILYN SIQUEIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "Prof. Siqueira" "autor_email" => "ysmailyn.siqueira@univasf.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:33:46" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105660 "edicao_id" => 336 "trabalho_id" => 6557 "inscrito_id" => 5533 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO SOBRE DILATAÇÃO TÉRMICA DOS SÓLIDOS COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "No Ensino de Ciências, particularmente no Ensino de Física, é consenso entre a maioria do professorado que a experimentação é uma ferramenta fundamental para o ensino da disciplina. No entanto, mesmo sendo consideradas de grande relevância, muitas das atividades pedagógicas envolvendo aspectos experimentais normalmente não permeiam o ambiente escolar, restringindo-se a atividades ocaionais, como feiras de ciências semestrais ou anuais. É necessário, portanto, buscar estratégias que permitam os alunos de Ciências da Natureza participem de atividades experimentais durante os conteúdos escolares, a fim de desenvolver neles o saber e o fazer científico. Com base neste pressuposto, este trabalho avaliou o uso de práticas experimentais relacionadas à dilatação térmica dos sólidos com vistas à promoção de uma aprendizagem significativa, na perspectiva de Ausubel. Foi elaborada e desenvolvida uma sequência didática baseada na Pedagogia dos Três Momentos Pedagógicos, junto a turmas do 2º Ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Piauí - Campus São Raimundo Nonato. A pesquisa teve caráter quali-quantitativo, com intenção de obter uma expressão positiva quanto ao uso de práticas experimentais como ferramenta de ensino, e não deixando de salientar que na análise dos dados a pesquisa assume um caráter quantitativo. Inicialmente aplicou-se um questionário para avaliar o desenvolvimento prévio dos discentes acerca do conteúdo que iria ser abordado. Em seguida, explicou-se os tipos, as características e algumas aplicações práticas relativas à dilatação térmica e, após isto, foi apresentado aos alunos a parte prática por meio de três experimentos de baixo custo. Por fim, reaplicou-se o mesmo questionário do início com intuito de analisar a evolução dos alunos diante da metodologia de ensino utilizada. Com base na análise de dados gerados por meio dos questionários, observou-se um aumento significativo na aprendizagem dos alunos mediante à aplicação da sequência didática proposta." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID5533_TB6557_20062023202227.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:22:49" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YSMAILYN SIQUEIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "Prof. Siqueira" "autor_email" => "ysmailyn.siqueira@univasf.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:33:46" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 336 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02" "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16" "logo" => null "capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg" "timbrado" => "65b13beab3da2_24012024133346.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:33:46" "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 336 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02" "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16" "logo" => null "capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg" "timbrado" => "65b13beab3da2_24012024133346.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:33:46" "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 212 "edicao_id" => 336 "codigo" => "978-85-61702-94-6" "capa" => "66031ec581958_26032024161517.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA """ "conselho_editorial" => """ ALBANO DE GOES SOUZA (UNIVASF)<br />\r\n AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA (UFAL)<br />\r\n ANTÔNIO INÁCIO DINIZ JÚNIOR (UFRPE)<br />\r\n CARLOS ANTONIO CAMILO DOS SANTOS (UFBA)<br />\r\n CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO <br />\r\n GEORGIANNA SILVA DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n KALLINE DE ALMEIDA ALVES CARNEIRO <br />\r\n MACILENE PEREIRA DE ARAUJO (UEPB)<br />\r\n MÁRCIA BRANDÃO RODRIGUES AGUILAR (UNIVASF)<br />\r\n MARIA BETANIA HERMENEGILDO DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n MORGANA LÍGIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (UEPB)<br />\r\n RÉNALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO (UEPB)<br />\r\n THIAGO FERNANDES (UFPB)<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n UARISON RODRIGUES BARRETO (UNIVASF)<br />\r\n VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n YSMAILYN SIQUEIRA COSTA (UNIVASF)<br />\r\n <br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152702-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:33:46" "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 212 "edicao_id" => 336 "codigo" => "978-85-61702-94-6" "capa" => "66031ec581958_26032024161517.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA """ "conselho_editorial" => """ ALBANO DE GOES SOUZA (UNIVASF)<br />\r\n AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA (UFAL)<br />\r\n ANTÔNIO INÁCIO DINIZ JÚNIOR (UFRPE)<br />\r\n CARLOS ANTONIO CAMILO DOS SANTOS (UFBA)<br />\r\n CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO <br />\r\n GEORGIANNA SILVA DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n KALLINE DE ALMEIDA ALVES CARNEIRO <br />\r\n MACILENE PEREIRA DE ARAUJO (UEPB)<br />\r\n MÁRCIA BRANDÃO RODRIGUES AGUILAR (UNIVASF)<br />\r\n MARIA BETANIA HERMENEGILDO DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n MORGANA LÍGIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (UEPB)<br />\r\n RÉNALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO (UEPB)<br />\r\n THIAGO FERNANDES (UFPB)<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n UARISON RODRIGUES BARRETO (UNIVASF)<br />\r\n VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n YSMAILYN SIQUEIRA COSTA (UNIVASF)<br />\r\n <br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152702-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:33:46" "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }