O presente trabalho consiste numa revisão de literatura em caráter preliminar, que busca relacionar as práticas docentes pautadas na alfabetização científica e os contributos da participação das/dos docentes no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Delineamos este artigo na forma de uma Revisão de Literatura na qual analisamos os estudos selecionados na perspectiva da mescla entre a formação científica para o exercício da cidadania, a pedagogia emancipadora de Paulo Freire e a aprendizagem na perspectiva sociointeracionista em Vygotsky, traçando um paralelo entre esses teóricos. Procedemos à leitura dos resumos de 20 artigos selecionados preliminarmente em busca de aproximações com a discussão que buscamos fomentar acerca das práticas docentes que levam em conta a alfabetização científica e os contributos do PIBID. Esta leitura flutuante resultou em três artigos que aproximam-se do alicerce teórico utilizado para edificar a presente investigação. Os três artigos convergem no que diz respeito às experiências do PIBID e suas reverberações na educação básica e na formação inicial de professores. Metodologicamente, sinalizam percursos distintos e que consideramos como contribuições para o amadurecimento teórico necessário para a elaboração da tese que buscaremos defender. Por outro lado, o reduzido número de artigos que relacionam a alfabetização científica no contexto do PIBID reafirmam a relevância de novas pesquisas que levem à valorização do programa para formação de professores de Ciências, elevando-o ao patamar de política pública perene e cada vez mais valorizada. Acreditamos que o exercício de leituras e análises de estudos realizados por outros pesquisadores define um rigor no andamento de suas etapas e isso possibilita maior segurança nas análises que serão construídas no curso da nossa investigação em direção à construção do conhecimento científico.