Muito se tem discutido sobre a alfabetização científica e sua importância para formar sujeitos críticos e reflexivos capazes de mobilizar os conhecimentos científicos adquiridos para interpretar as diversas situações em que esteja inserido e se colocar como agente de transformação do meio (SASSERON; CARVALHO, 2011). Então, é importante que o professor conheça os indicadores de alfabetização científica e construa a sua prática docente articulada com eles, para que seja possível ter reflexos das aprendizagens dos alunos (PIZARRO; LOPES JÚNIOR, 2015). Assim, direcionou-se o olhar para o júri simulado como atividade que se constrói em articulação com os indicadores de alfabetização científica (ANASTASIOU; ALVES, 2004). Nesse sentido este trabalho surge para saber como o júri simulado possibilita a alfabetização científica em química orgânica no curso de licenciatura em química – UFPE/CAA. Assim, esta pesquisa se classifica como qualitativa (GIL, 2008) e os participantes da pesquisa são os alunos e professora da disciplina de química orgânica 2. A pesquisa foi realizada em duas etapas, a primeira foi uma entrevista com a professora da disciplina para conhecer como o júri simulado é elaborado e, a segunda etapa, a observação do júri simulado para entender como os indicadores de alfabetização cientifica se articulam com esta atividade. Para a análise dos dados coletados, utilizei os indicadores de alfabetização cientifica propostos por Pizarro e Lopes Júnior (2015). Percebeu-se que o júri simulado é uma atividade que se constrói articulada com os indicadores de alfabetização científica propostos na literatura, sendo identificado na atividade todos os indicadores de alfabetização científica, como o articular ideias, investigar, argumentar, ler em ciências, escrever em ciências, problematizar, criar e atuar. Além disso, o júri simulado se mostra com grande potencial de ser utilizado pelos professores de todos os níveis e etapas da educação para a alfabetização científica dos alunos.