ENSINO DE QUÍMICA, AUTONOMIA INTELECTUAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES
"2024-01-24 13:33:46" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105682 "edicao_id" => 336 "trabalho_id" => 8426 "inscrito_id" => 24790 "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA, AUTONOMIA INTELECTUAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "Atualmente, tem sido designado pelos documentos norteadores da Educação Básica que a formação do aluno deve ocorrer a partir de uma abordagem contextual, interdisciplinar e inclusiva, tanto do ponto de vista social, como tecnológico e ambiental, possibilitando uma formação para a cidadania. Com base nesse argumento, algumas questões são colocadas em discussão: (1) O que significa Ensino de Química para formar o cidadão? (2) Como tem sido discutida a relação entre educação, autonomia e cidadania? (3) Se as escolas vivem atualmente uma crise, como elas podem ajudar as universidades a formar professores? Em nossa visão, tais questões são relevantes para os propósitos deste trabalho e requerem alguns desdobramentos. Trata-se de pensarmos em uma política pública educacional a serviço da formação de professores de Química para que certos objetivos educacionais sejam alcançados, caso contrário, os problemas persistirão. Assim, este trabalho visa apresentar alguns aspectos históricos, teóricos e metodológicos que envolvem a práxis de um Ensino de Química voltado para a cidadania, considerando como enfoque teórico algumas estratégias metodológicas. Entre elas, destacam-se: (1) Contextualização e interdisciplinaridade no Ensino de Química; (2) Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino de Química; (3) História e Filosofia da Ciência no Ensino de Química; (4) Educação para as virtudes intelectuais como a autonomia e (5) Educação em direitos humanos. Esta pesquisa é teórica reflexiva, baseada na análise e na revisão crítica da literatura. Todo o nosso caminho argumentativo visou explorar abordagens significativas que possam contribuir para uma sociedade mais democrática. Neste cenário, sustentamos que ser cidadão é ter direitos e deveres. Tal perspectiva remete ao direito principal, à vida, à liberdade; o dever principal de ser partícipe, ou seja, de participar dos processos de construção de uma sociedade democrática. Isso implica que educar para a cidadania é educar para a democracia." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID24790_TB8426_10122023231837.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:22:49" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "UARISON RODRIGUES BARRETO" "autor_nome_curto" => "UARISON" "autor_email" => "uarisonbarreto@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:33:46" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105682 "edicao_id" => 336 "trabalho_id" => 8426 "inscrito_id" => 24790 "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA, AUTONOMIA INTELECTUAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "Atualmente, tem sido designado pelos documentos norteadores da Educação Básica que a formação do aluno deve ocorrer a partir de uma abordagem contextual, interdisciplinar e inclusiva, tanto do ponto de vista social, como tecnológico e ambiental, possibilitando uma formação para a cidadania. Com base nesse argumento, algumas questões são colocadas em discussão: (1) O que significa Ensino de Química para formar o cidadão? (2) Como tem sido discutida a relação entre educação, autonomia e cidadania? (3) Se as escolas vivem atualmente uma crise, como elas podem ajudar as universidades a formar professores? Em nossa visão, tais questões são relevantes para os propósitos deste trabalho e requerem alguns desdobramentos. Trata-se de pensarmos em uma política pública educacional a serviço da formação de professores de Química para que certos objetivos educacionais sejam alcançados, caso contrário, os problemas persistirão. Assim, este trabalho visa apresentar alguns aspectos históricos, teóricos e metodológicos que envolvem a práxis de um Ensino de Química voltado para a cidadania, considerando como enfoque teórico algumas estratégias metodológicas. Entre elas, destacam-se: (1) Contextualização e interdisciplinaridade no Ensino de Química; (2) Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino de Química; (3) História e Filosofia da Ciência no Ensino de Química; (4) Educação para as virtudes intelectuais como a autonomia e (5) Educação em direitos humanos. Esta pesquisa é teórica reflexiva, baseada na análise e na revisão crítica da literatura. Todo o nosso caminho argumentativo visou explorar abordagens significativas que possam contribuir para uma sociedade mais democrática. Neste cenário, sustentamos que ser cidadão é ter direitos e deveres. Tal perspectiva remete ao direito principal, à vida, à liberdade; o dever principal de ser partícipe, ou seja, de participar dos processos de construção de uma sociedade democrática. Isso implica que educar para a cidadania é educar para a democracia." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID24790_TB8426_10122023231837.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:22:49" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "UARISON RODRIGUES BARRETO" "autor_nome_curto" => "UARISON" "autor_email" => "uarisonbarreto@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:33:46" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 336 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02" "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16" "logo" => null "capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg" "timbrado" => "65b13beab3da2_24012024133346.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:33:46" "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 336 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02" "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16" "logo" => null "capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg" "timbrado" => "65b13beab3da2_24012024133346.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:33:46" "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 212 "edicao_id" => 336 "codigo" => "978-85-61702-94-6" "capa" => "66031ec581958_26032024161517.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA """ "conselho_editorial" => """ ALBANO DE GOES SOUZA (UNIVASF)<br />\r\n AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA (UFAL)<br />\r\n ANTÔNIO INÁCIO DINIZ JÚNIOR (UFRPE)<br />\r\n CARLOS ANTONIO CAMILO DOS SANTOS (UFBA)<br />\r\n CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO <br />\r\n GEORGIANNA SILVA DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n KALLINE DE ALMEIDA ALVES CARNEIRO <br />\r\n MACILENE PEREIRA DE ARAUJO (UEPB)<br />\r\n MÁRCIA BRANDÃO RODRIGUES AGUILAR (UNIVASF)<br />\r\n MARIA BETANIA HERMENEGILDO DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n MORGANA LÍGIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (UEPB)<br />\r\n RÉNALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO (UEPB)<br />\r\n THIAGO FERNANDES (UFPB)<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n UARISON RODRIGUES BARRETO (UNIVASF)<br />\r\n VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n YSMAILYN SIQUEIRA COSTA (UNIVASF)<br />\r\n <br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152702-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:33:46" "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 212 "edicao_id" => 336 "codigo" => "978-85-61702-94-6" "capa" => "66031ec581958_26032024161517.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA """ "conselho_editorial" => """ ALBANO DE GOES SOUZA (UNIVASF)<br />\r\n AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA (UFAL)<br />\r\n ANTÔNIO INÁCIO DINIZ JÚNIOR (UFRPE)<br />\r\n CARLOS ANTONIO CAMILO DOS SANTOS (UFBA)<br />\r\n CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO <br />\r\n GEORGIANNA SILVA DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n KALLINE DE ALMEIDA ALVES CARNEIRO <br />\r\n MACILENE PEREIRA DE ARAUJO (UEPB)<br />\r\n MÁRCIA BRANDÃO RODRIGUES AGUILAR (UNIVASF)<br />\r\n MARIA BETANIA HERMENEGILDO DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n MORGANA LÍGIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (UEPB)<br />\r\n RÉNALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO (UEPB)<br />\r\n THIAGO FERNANDES (UFPB)<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n UARISON RODRIGUES BARRETO (UNIVASF)<br />\r\n VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n YSMAILYN SIQUEIRA COSTA (UNIVASF)<br />\r\n <br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152702-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:33:46" "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }