O objetivo do artigo é apresentar o conteúdo de podcasts trabalhados no ensino médio técnico integrado em química com o propósito de estimular a criticidade na disciplina de química analítica. Os podcasts são programas gravados em áudio disponibilizados na internet, em diversas plataformas de streaming, e sua construção exige um planejamento que envolve a associação de informações integradas ao uso de tecnologias. O contexto de desenvolvimento desta pesquisa deu-se a partir da aplicação de uma WebQuest (WQ) com enfoque no conteúdo de marchas analíticas contextualizada no desastre ambiental de Mariana-MG, com 30 estudantes do curso técnico em química do Instituto Federal de Goiás campus Uruaçu, no cenário do ensino remoto emergencial. Uma WQ é uma abordagem metodológica que busca incentivar tanto alunos quanto professores a utilizarem a internet de forma direcionada intencional e direcionada, com o objetivo de estimular a pesquisa, o pensamento crítico e a criação de materiais, buscando promover o desenvolvimento da autonomia dos estudantes. A tecnologia escolhida para complementar a WQ foi o podcast. Os estudantes, em grupo, criaram narrativas sobre o impacto ambiental relacionando-o às questões socioeconômicas acarretadas pelo desastre, apontando os agentes responsáveis e suas tomadas de decisões. Foram percebidos na análise dos podcasts construídos, o envolvimento, a participação colaborativa e criatividade dos estudantes. Foi possível notar, desta forma, que o podcast auxiliou no desenvolvimento do pensamento crítico e de uma formação mais cooperativa, participativa e autônoma.