No processo de formação de professores é fundamental a participação nos estágios, cuja etapa formativa inicia-se pela observação. Nela, os estagiários acompanham professores em exercício, observando as práticas pedagógicas e as dinâmicas ocorridas no chão da escola, de forma a adquirir vivências essenciais na formação docente. No entanto, em situações de sala de aula alguns problemas podem ser observados pelos estagiários, tais como indisciplina, falta de engajamento dos alunos, desorganização na classe, escassez de recursos didáticos, ausência de estratégias pedagógicas efetivas, dentre outras. Partindo dessa discussão, o objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência ocorrida a partir da construção de uma sequência didática com base nos problemas vivenciados no estágio de observação, analisando como esta ação contribuiu na formação do estagiário. Participaram da atividade seis estudantes da Licenciatura em Química de uma instituição pública de nível superior no estado do Piauí. Como resultados, os estudantes planejaram em duplas e individualmente, quatro propostas didáticas para os seguintes conteúdos: 1. Hidrocarbonetos, energias renováveis e não-renováveis; 2. Modelos Atômicos a partir de aspectos históricos; 3. Cinética Química e conservação de alimentos; 4. Hidrocarbonetos, combustíveis e produtos derivados do Petróleo. Percebe-se uma preocupação dos estagiários em incluir atividades de resgate das concepções prévias, o uso de diferentes estratégias de ensino e outros métodos avaliativos, algo não utilizado pelos professores de Química observados. Esta ação foi bem avaliada pelos estagiários, revelando a sua importância para o desenvolvimento de um planejamento com um olhar crítico e atento às necessidades dos estudantes. Percebe-se, portanto, que ao envolver os alunos estagiários na reflexão sobre a ação, eles se tornam agentes ativos na transformação das práticas pedagógicas. Essa abordagem possibilita o desenvolvimento de habilidades de análise crítica, criatividade e autonomia, preparando-os para enfrentar os desafios da docência de forma mais consciente e reflexiva.