No presente artigo, buscou-se por intermédio de subsídios teórico e pesquisa bibliográfica quais contribuições da experimentação baseada em problema para o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de cinética química. Nessa construção de pensamento pode-se destacar que o processo de ensino-aprendizagem em química deve, de maneira geral, formar o aluno para o exercício da cidadania e, assim, preparar o indivíduo para que ele compreenda e faça uso dos conhecimentos químicos básicos necessários para a sua participação efetiva na sociedade tecnológica em que vive. Desta forma, ele irá desenvolvendo sua capacidade de tomada de decisão (SANTOS; SCHNETZLER, 2010). A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas pode contribuir para tornar o aluno mais ativo durante o processo de ensino-aprendizagem, por ser uma metodologia de ensino que possibilita uma aprendizagem significativa aos alunos, como aborda Júnior, Ferreira e Hartwig (2008). Estes autores destacam que utilizar atividades investigativas se torna importante, pois promove a compreensão de conceitos, por ser uma forma de levar o aluno a participar de seu processo de aprendizagem, além de promover também sua autonomia, auxiliando-o a perceber e a agir sobre o seu objeto de estudo, por meio da compreensão das relações existentes entre o conteúdo estudado e o cotidiano. Nesse modo, a aprendizagem baseada em problemas pode ser descrita, de uma maneira geral, como uma estratégia que tenta promover a capacidade dos alunos de desenvolver o pensar e ampliar seus conhecimentos sobre determinados assuntos, gerando competências indispensáveis ao exercício de uma cidadania fundamentada (FIGUEIROA, 2017).