O presente trabalho trata-se de um estudo relacionado a pesquisa de Doutorado realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências da Universidade do Rio Grande (FURG). A mesma tem como objetivo verificar, discutir e refletir acerca dos recursos didáticos em publicações na área do ensino de Ciências em uma temporalidade de cinco anos, período compreendido entre 2016 à 2020. Trata-se de uma revisão de literatura de natureza qualitativa, sendo os dados empíricos inferidos e apreciados com pela Análise de Conteúdo descrita por Bardin (2011). A investigação localizou 76 artigos. Deste quantitativo, encontrou-se 23 estudos que apresentaram os termos de busca ("ensino de ciência" + "recursos didáticos") no título, resumo ou palavras-chave, sendo que foram considerados 14 estudos como corpus de análise. Os resultados foram agrupados em quatro Categorias emergentes: Nível de ensino; Embasamento teórico; Conceito ou definição de recursos didáticos e Tipos de recursos didáticos. Os principais resultados indicam que do quantitativo analisado, apenas um estudo conceituou recursos didáticos, Categoria II. Os demais trouxeram definições e considerações pertinentes ao tipo que utilizaram, caracterizando e apresentando suas limitações e possibilidades. Há de considerar ainda a expressividade de estudos voltados à revisão bibliográfica o que justifica o quantitativo destinado ao ensino superior, quando analisada a Categoria I, Nível de ensino. Por fim, nas Categorias III e IV, complementares uma a outra, identificou-se que os recursos mais recorrentes foram os livros didáticos, os vídeos e a experimentação. As publicações analisadas apresentam grande diversidade de tipos de recursos didáticos nos quais utilizaram e embasaram suas investigações, sendo o livro didático, os vídeos e a experimentação os mais decorrentes. Assim, espera-se que o estudo possa contribuir para compreensão dessa temática atrelada ao ensino de Ciências.