A conexão da arte com a Ciência não é algo novo na história. Obras de Leonardo da Vinci, por exemplo, já retratavam a Ciência e a Tecnologia de forma artística, contento estudos sobre anatomia, astronomia e física. E nas pesquisas de recursos artísticos como ferramentas didáticas para o Ensino de Ciências, os quadrinhos possuem um destaque, em razão de sua versatilidade de uso e sua qualidade de transmitir conhecimentos científicos de forma lúdica. Devido a esse potencial, esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso dos quadrinhos como potencializador da Educação Ambiental nos livros didáticos de Ciências Naturais e suas Tecnologias do Ensino Médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de Ciências da Natureza e suas Tecnologias de 2021. A metodologia utilizada possui um caráter qualitativo, com análise documental por tematização. O estudo revelou que os quadrinhos possibilitaram abordar diferentes temáticas da Educação Ambiental, fomentando o estudo, a conscientização socioambiental e o olhar crítico dos educandos através da utilização desse recurso pedagógico. Esta análise é relevante, tanto para a educação quanto para o poder público, porque de ampliar os conhecimentos relacionados ao tema e contribuir com o ensino público de qualidade no país.