O uso do celular na sala de aula tem sido um assunto controverso entre os profissionais da educação, mediante as questões controversas e desafiadoras do seu uso no contexto do século XXI. Diante da era tecnológica, uma formação crítica e reflexiva é necessária para o professor, para que este profissional possa mediar o processo de aprendizagem em uma perspectiva dialógica. Nesse sentido, buscou-se identificar as concepções de um grupo de estudantes da licenciatura em Química acerca da ferramenta júri simulado utilizada para refletir sobre a problemática do uso do celular na sala de aula. A pesquisa de abordagem qualitativa e caráter exploratório, consistiu em um estudo de caso, envolvendo dez alunos matriculados na componente Recursos Audiovisuais para o Ensino de Química de uma universidade pública no estado da Paraíba. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado com dez questões. Para sistematização dos dados utilizou-se da técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2019). Os dados mostraram que que os estudantes se sentiram desafiados para realizar a atividade proposta, mas que lograram êxito e que esta experiência de pesquisa impactou em sua formação docente para a aquisição de conhecimentos, reflexão de suas práticas e proporcionou a argumentação com base na literatura. Os estudantes indicaram que são a favor do uso do celular como recurso didático nas aulas de Química, salientando a importância de um bom planejamento. Nesse contexto, percebeu-se que o estudo conseguiu identificar as concepções dos alunos relacionadas a metodologia utilizada, e permitir a reflexão, a pesquisa e argumentação quanto ao uso do celular na sala de aula.