Este capítulo tem como objetivo discutir sobre os limites e potencialidades da Educação CTS, no contexto brasileiro, a partir da compreensão de que os Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS) com repercussão no âmbito educacional brasileiro são oriundos, majoritariamente, do Hemisfério Norte. Defendemos que os referenciais locais tendem a expressar melhor as especificidades da região, nossas demandas, anseios e interesses, por isso nosso foco será nos ECTS latino-americanos, que representam uma possibilidade pouco discutida na área da educação científica e tecnológica. Em linhas gerais, neste capítulo serão apresentados, alguns aspectos dos ECTS, tais como origem, vertentes e pressupostos fundamentais, entendendo que esses são essenciais para a compreensão e transformação da nossa realidade, que é marcada por profundas contradições sociais e ambientais, muitas delas geradas e acentuadas pela ciência e tecnologia produzidas sob valores capitalistas. Os ECTS têm tomado diferentes rumos ao longo dos anos, aqui vamos enfatizar a repercussão no contexto educacional brasileiro, especificamente na educação em ciências, com destaque para a articulação com a perspectiva freireana, que tem se mostrado como tendência da Educação CTS em prol da sua recontextualização a partir de elementos da realidade local, na busca por práticas educativas mais críticas e emancipatórias.