O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: UM BREVE LEVANTAMENTO DE PESQUISAS NO CAMPO Neste trabalho, propomos apresentar algumas pesquisas que têm sido produzidas para tratar do ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Dessa forma, reconhecemos que a necessidade de que o ensino de Ciências, para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, deve ser voltado, principalmente, para naturalizar a linguagem científica, concordando com Chassot (2018) que afirma que a Ciência deve ser entendida como uma linguagem que orienta ou facilita a leitura do mundo, uma vez que é um construto humano e, portanto, precisa ser ensinada. Assim, buscamos neste artigo entender como as pesquisas no campo do ensino das Ciências da Natureza, para os anos iniciais do Ensino Fundamental, têm ocorrido, quais as propostas e perspectivas apresentadas nesses trabalhos. Partindo desse pressuposto, fizemos uma busca na plataforma Scientific Electronic Library Online (Scielo Brasil), por meio de um recorte de dez anos (a partir do ano de 2012), de artigos científicos que tratassem do ensino de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Ao realizar a procura por meio das palavras-chave “ensino de ciências nos anos iniciais”, foram selecionados 17 (dezessete) artigos que foram adequados para atender ao propósito da pesquisa. A partir desse breve levantamento e das análises realizadas sobre os trabalhos selecionados, procuramos encontrar índices que pudessem apontar caminhos para o ensino de Ciências para os anos iniciais.