O ensino de ciências naturais é fundamental para compreender os fenômenos e as leis que governam o mundo físico, abrangendo as áreas de física, química e biologia. A abordagem desses conceitos no ensino básico e superior é permitir ao indivíduo o desenvolvimento das habilidades necessárias ao exercício da curiosidade, observação, investigação, experimentação e pensamento crítico. Apesar da sua importância, o conhecimento científico também possui inúmeros desafios devido à sua natureza complexa, dentre eles,a presença significativa de conceitos abstratos. Por isso, a utilização de recursos lúdicos e didáticos desempenha um papel crucial na superação desses desafios, favorecendo o ensino das ciências naturais dentro e fora das instituições de ensino. Nessa perspectiva, foram desenvolvidos dois jogos lúdicos. O primeiro conta com a criação de 34 fichas representativas de diferentes componentes bióticos e abióticos contemplando, o ensino de ecologia, zoologia e química, enquanto o segundo traz, em forma de tabuleiro, uma atividade progressiva, dividida em etapas representadas por "casas", que, por sua vez, são identificadas por símbolos. Cada símbolo é representativo de um elenco diferente de informações sobre um composto químico utilizado rotineiramente, sendo eles, sua composição, suas características, benefícios e malefícios para a saúde. Os jogos foram aplicados em escolas públicas do município de Mossoró/RN, promovendo a curiosidade e o instinto investigativo dos alunos, contribuindo para a compreensão dos temas abordados de forma lúdica e interativa.