O presente estudo compõe a dissertação de mestrado do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da UERR, a partir das inquietações e dificuldades encontradas pelas pesquisadoras diante da atuação profissional com os alunos surdos, está a falta de recursos, como intérprete, sinais específicos do meio educacional científico e a escassez de didáticas e metodologias voltadas para equidade e inclusão. O objetivo geral foi analisar as contribuições no processo de ensino e aprendizado na sala de recursos multifuncional para o aluno surdo do 3° ano do Ensino Fundamental sobre as características e desenvolvimento dos animais da região amazônica, em uma escola Municipal de Boa Vista/RR. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de caráter descritivo mediante aplicação de questionário, pré e pós teste, com um aluno surdo do 3º ano do Ensino Fundamental. Verificou-se na fase diagnóstica que o aluno possuía, mesmo que de forma superficial, conhecimento sobre o objeto de estudo, no entanto percebeu-se a necessidade de discutir e ampliar alguns conceitos como: floresta preservada e degradada; características físicas dos animais silvestres da Amazônia e reprodução dos animais. Assim foi possível perceber que a aplicação de uma sequência didática possibilitou a ampliação do número de animais conhecidos pelo aluno, assim como a correlação das características físicas dos animais como cor, tamanho, pelagem e demonstração do conceito de paisagem degradada e preservada. A sequência didática possibilitou um ensino mais dinâmico e atrativo, facilitador da inclusão, contribuindo para que os alunos surdos se posicionem de maneira crítica diante da realidade vivenciada, especialmente em relação às questões que envolvem o cenário ambiental e a fauna amazônica, além de potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem científica para que possam adquirir competências, habilidades e valores que lhe permitam a verdadeira inclusão.