ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNO SURDO DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BOA VISTA/RORAIMA
"2024-01-24 13:33:46" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105639 "edicao_id" => 336 "trabalho_id" => 3761 "inscrito_id" => 17083 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNO SURDO DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BOA VISTA/RORAIMA" "resumo" => "O presente estudo compõe a dissertação de mestrado do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da UERR, a partir das inquietações e dificuldades encontradas pelas pesquisadoras diante da atuação profissional com os alunos surdos, está a falta de recursos, como intérprete, sinais específicos do meio educacional científico e a escassez de didáticas e metodologias voltadas para equidade e inclusão. O objetivo geral foi analisar as contribuições no processo de ensino e aprendizado na sala de recursos multifuncional para o aluno surdo do 3° ano do Ensino Fundamental sobre as características e desenvolvimento dos animais da região amazônica, em uma escola Municipal de Boa Vista/RR. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de caráter descritivo mediante aplicação de questionário, pré e pós teste, com um aluno surdo do 3º ano do Ensino Fundamental. Verificou-se na fase diagnóstica que o aluno possuía, mesmo que de forma superficial, conhecimento sobre o objeto de estudo, no entanto percebeu-se a necessidade de discutir e ampliar alguns conceitos como: floresta preservada e degradada; características físicas dos animais silvestres da Amazônia e reprodução dos animais. Assim foi possível perceber que a aplicação de uma sequência didática possibilitou a ampliação do número de animais conhecidos pelo aluno, assim como a correlação das características físicas dos animais como cor, tamanho, pelagem e demonstração do conceito de paisagem degradada e preservada. A sequência didática possibilitou um ensino mais dinâmico e atrativo, facilitador da inclusão, contribuindo para que os alunos surdos se posicionem de maneira crítica diante da realidade vivenciada, especialmente em relação às questões que envolvem o cenário ambiental e a fauna amazônica, além de potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem científica para que possam adquirir competências, habilidades e valores que lhe permitam a verdadeira inclusão." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID17083_TB3761_15082023223230.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:22:49" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANÉIA OLIVEIRA RIBAS" "autor_nome_curto" => "Joanéia Oliveir" "autor_email" => "neialibras80@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:33:46" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105639 "edicao_id" => 336 "trabalho_id" => 3761 "inscrito_id" => 17083 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNO SURDO DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BOA VISTA/RORAIMA" "resumo" => "O presente estudo compõe a dissertação de mestrado do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da UERR, a partir das inquietações e dificuldades encontradas pelas pesquisadoras diante da atuação profissional com os alunos surdos, está a falta de recursos, como intérprete, sinais específicos do meio educacional científico e a escassez de didáticas e metodologias voltadas para equidade e inclusão. O objetivo geral foi analisar as contribuições no processo de ensino e aprendizado na sala de recursos multifuncional para o aluno surdo do 3° ano do Ensino Fundamental sobre as características e desenvolvimento dos animais da região amazônica, em uma escola Municipal de Boa Vista/RR. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de caráter descritivo mediante aplicação de questionário, pré e pós teste, com um aluno surdo do 3º ano do Ensino Fundamental. Verificou-se na fase diagnóstica que o aluno possuía, mesmo que de forma superficial, conhecimento sobre o objeto de estudo, no entanto percebeu-se a necessidade de discutir e ampliar alguns conceitos como: floresta preservada e degradada; características físicas dos animais silvestres da Amazônia e reprodução dos animais. Assim foi possível perceber que a aplicação de uma sequência didática possibilitou a ampliação do número de animais conhecidos pelo aluno, assim como a correlação das características físicas dos animais como cor, tamanho, pelagem e demonstração do conceito de paisagem degradada e preservada. A sequência didática possibilitou um ensino mais dinâmico e atrativo, facilitador da inclusão, contribuindo para que os alunos surdos se posicionem de maneira crítica diante da realidade vivenciada, especialmente em relação às questões que envolvem o cenário ambiental e a fauna amazônica, além de potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem científica para que possam adquirir competências, habilidades e valores que lhe permitam a verdadeira inclusão." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID17083_TB3761_15082023223230.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:22:49" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANÉIA OLIVEIRA RIBAS" "autor_nome_curto" => "Joanéia Oliveir" "autor_email" => "neialibras80@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:33:46" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 336 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02" "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16" "logo" => null "capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg" "timbrado" => "65b13beab3da2_24012024133346.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:33:46" "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 336 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02" "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16" "logo" => null "capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg" "timbrado" => "65b13beab3da2_24012024133346.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:33:46" "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 212 "edicao_id" => 336 "codigo" => "978-85-61702-94-6" "capa" => "66031ec581958_26032024161517.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA """ "conselho_editorial" => """ ALBANO DE GOES SOUZA (UNIVASF)<br />\r\n AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA (UFAL)<br />\r\n ANTÔNIO INÁCIO DINIZ JÚNIOR (UFRPE)<br />\r\n CARLOS ANTONIO CAMILO DOS SANTOS (UFBA)<br />\r\n CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO <br />\r\n GEORGIANNA SILVA DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n KALLINE DE ALMEIDA ALVES CARNEIRO <br />\r\n MACILENE PEREIRA DE ARAUJO (UEPB)<br />\r\n MÁRCIA BRANDÃO RODRIGUES AGUILAR (UNIVASF)<br />\r\n MARIA BETANIA HERMENEGILDO DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n MORGANA LÍGIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (UEPB)<br />\r\n RÉNALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO (UEPB)<br />\r\n THIAGO FERNANDES (UFPB)<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n UARISON RODRIGUES BARRETO (UNIVASF)<br />\r\n VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n YSMAILYN SIQUEIRA COSTA (UNIVASF)<br />\r\n <br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152702-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:33:46" "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 212 "edicao_id" => 336 "codigo" => "978-85-61702-94-6" "capa" => "66031ec581958_26032024161517.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA """ "conselho_editorial" => """ ALBANO DE GOES SOUZA (UNIVASF)<br />\r\n AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA (UFAL)<br />\r\n ANTÔNIO INÁCIO DINIZ JÚNIOR (UFRPE)<br />\r\n CARLOS ANTONIO CAMILO DOS SANTOS (UFBA)<br />\r\n CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO <br />\r\n GEORGIANNA SILVA DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n KALLINE DE ALMEIDA ALVES CARNEIRO <br />\r\n MACILENE PEREIRA DE ARAUJO (UEPB)<br />\r\n MÁRCIA BRANDÃO RODRIGUES AGUILAR (UNIVASF)<br />\r\n MARIA BETANIA HERMENEGILDO DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n MORGANA LÍGIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (UEPB)<br />\r\n RÉNALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO (UEPB)<br />\r\n THIAGO FERNANDES (UFPB)<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n UARISON RODRIGUES BARRETO (UNIVASF)<br />\r\n VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n YSMAILYN SIQUEIRA COSTA (UNIVASF)<br />\r\n <br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152702-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:33:46" "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }