O presente estudo aborda a Educação Nutricional no Ensino Fundamental. Observou-se que na primeira série do Ensino Fundamental de uma escola privada em Belém do Pará a ocorrência de problemas como a obesidade, má qualidade da alimentação e ausência de informação sobre a importância de uma alimentação adequada, o que demandou a elaboração de uma intervenção pedagógica que alcançasse os alunos. Desta forma, o projeto “Educação Nutricional no Ensino Fundamental” foi aplicado objetivando refletir sobre as contribuições da educação nutricional no Ensino Fundamental para a compreensão das características e relevância de uma alimentação saudável que auxilie a mudança de rotina alimentar entre os alunos Ensino Fundamental de uma escola em Belém, Pará. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, por meio uma pesquisa-ação e revisão bibliográfica realizada entre os meses de agosto e outubro de 2022. O aporte teórico contou com as contribuições de Maldonado et al (2021), Stocco Padilha (2023) e Schwingel e Araújo (2021). Ao fim das semanas de intervenção observou-se que as ações educativas despertaram nos educandos a sensibilização quanto a importância da adoção de uma alimentação saudável como estratégia de obtenção de uma melhor qualidade de vida. A avaliação se deu por meio de análise dos portfólios construídos a partir dos trabalhos dos estudantes. O estudo possibilitou destacar a saúde enquanto tema transversal que colabora para que os alunos compreendam as características e relevância de uma alimentação saudável, produzindo assim modificações de sua rotina alimentar. A educação em saúde se configura como ponto de partida para desenvolver o interesse por obter conhecimento que instrumentalize o estudante para uma educação que contribua para uma melhor qualidade de vida.