O ensino de Biologia carece de recursos, estratégias e ferramentas que possibilitem a assimilação das informações abordadas pelos/as professor/a em sala de aula. A especificidade dos assuntos e os termos usados na disciplina, sobretudo quando se refere aos conteúdos de Citologia, faz com que o processo de ensino e de aprendizagem se torne desafiador, principalmente quando consideradas as dificuldades encontradas pelos/as estudantes sinalizadas a partir desses e de outros fatores. Dessa forma, a fabricação de células em 3D pode apresentar-se como uma alternativa para utilização dessas maquetes no âmbito da sala de aula. Assim sendo, este trabalho objetiva apresentar como se deu o processo fabricação de materiais de apoio pedagógico em Biologia por meio da impressão em 3D. Este estudo trata-se de um relato das experiências vivenciadas no âmbito da disciplina Produção de Uso de Materiais Didáticos do Doutorado em Ensino da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os doutorandos tiveram a oportunidade de manusearem as impressoras para fabricações de materiais que podem ser utilizados em suas práticas pedagógicas. Assim, destaca-se como resultados positivos, o engajamento, a participação, o entusiasmo e a motivação para produção desses recursos. Certamente, as aulas de Biologia ganharão um novo significado e os alunos que tiverem contato com tais ferramentas poderão assimilar as informações e associar de forma mais facilitada o que é trabalhado de forma teórica com a vivência prática por meio de modelos de células palpáveis e montáveis.