A INSERÇÃO DE GẼNEROS TEXTUAIS NA EJA EM CONTEXTO DE ENSINO PARA DISCENTES COM DEFICIẼNCIA
"2024-01-24 12:10:49" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105876 "edicao_id" => 330 "trabalho_id" => 8354 "inscrito_id" => 21129 "titulo" => "A INSERÇÃO DE GẼNEROS TEXTUAIS NA EJA EM CONTEXTO DE ENSINO PARA DISCENTES COM DEFICIẼNCIA" "resumo" => "Em uma aula, por exemplo, de leitura o professor é o mediador entre o aluno e o autor do texto. Nessa mediação, ele pode apresentar modelos para a atividade global, como pode, dependendo dos objetivos da aula, fornecer estratégias específicas de leitura, fazendo predições, perguntas e comentários. Assim, o docente pode utilizar os mais variados recursos para o desenvolvimento de habilidades, dentre elas as habilidades leitoras e para o desenvolvimento do letramento de seus alunos. Neste estudo, desenvolvido no contexto da pandemia do novo Coronavírus (entre os anos de 2020 e 2022), objetivamos verificar como professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que lecionam em turmas com discentes com deficiência inserem gêneros textuais em suas aulas para fomentar a aprendizagem discente. Para o alcance do objetivo, entrevistamos quatro docentes que lecionam nas referidas turmas de uma escola de um município cearense. Como aporte teórico, nos apoiamos nas contribuições de documentos da legislação educacional como a Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (BRASIL, 1996) e a Resolução Nº 2, de 11 de setembro de 2001, que institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (BRASIL, 2001) e nas contribuições de Koch e Elias (2011), dos Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Portuguesa (1997), Kleiman (1993) dentre outros autores e documentos. Os docentes participantes inserem gêneros textuais para promover aos alunos com deficiência a imersão no mundo leitor por meio de desenhos, imagens e histórias no qual os discentes podem realizar a leitura das imagens apresentadas nas histórias." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID21129_TB8354_10122023201215.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:38:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MIRTIEL FRANKSON MOURA CASTRO" "autor_nome_curto" => "MIRTIEL" "autor_email" => "mirtielfrankson@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-especial-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:10:49" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105876 "edicao_id" => 330 "trabalho_id" => 8354 "inscrito_id" => 21129 "titulo" => "A INSERÇÃO DE GẼNEROS TEXTUAIS NA EJA EM CONTEXTO DE ENSINO PARA DISCENTES COM DEFICIẼNCIA" "resumo" => "Em uma aula, por exemplo, de leitura o professor é o mediador entre o aluno e o autor do texto. Nessa mediação, ele pode apresentar modelos para a atividade global, como pode, dependendo dos objetivos da aula, fornecer estratégias específicas de leitura, fazendo predições, perguntas e comentários. Assim, o docente pode utilizar os mais variados recursos para o desenvolvimento de habilidades, dentre elas as habilidades leitoras e para o desenvolvimento do letramento de seus alunos. Neste estudo, desenvolvido no contexto da pandemia do novo Coronavírus (entre os anos de 2020 e 2022), objetivamos verificar como professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que lecionam em turmas com discentes com deficiência inserem gêneros textuais em suas aulas para fomentar a aprendizagem discente. Para o alcance do objetivo, entrevistamos quatro docentes que lecionam nas referidas turmas de uma escola de um município cearense. Como aporte teórico, nos apoiamos nas contribuições de documentos da legislação educacional como a Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (BRASIL, 1996) e a Resolução Nº 2, de 11 de setembro de 2001, que institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (BRASIL, 2001) e nas contribuições de Koch e Elias (2011), dos Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Portuguesa (1997), Kleiman (1993) dentre outros autores e documentos. Os docentes participantes inserem gêneros textuais para promover aos alunos com deficiência a imersão no mundo leitor por meio de desenhos, imagens e histórias no qual os discentes podem realizar a leitura das imagens apresentadas nas histórias." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID21129_TB8354_10122023201215.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:38:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MIRTIEL FRANKSON MOURA CASTRO" "autor_nome_curto" => "MIRTIEL" "autor_email" => "mirtielfrankson@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-especial-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:10:49" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 330 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-especial-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10" "logo" => null "capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg" "timbrado" => "65b1287951b96_24012024121049.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:10:49" "updated_at" => "2024-03-26 16:02:13" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 330 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-especial-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10" "logo" => null "capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg" "timbrado" => "65b1287951b96_24012024121049.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:10:49" "updated_at" => "2024-03-26 16:02:13" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 206 "edicao_id" => 330 "codigo" => "978-85-61702-87-8" "capa" => "66031bb5094c4_26032024160213.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO """ "conselho_editorial" => """ AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n ALESSANDRA MIRANDA MENDES SOARES (UFERSA)<br />\r\n DINA PEREIRA DE MELO (UFPB)<br />\r\n EDÊLMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n EMÍDIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n EZER WELLINGTON GOMES LIMA (UFR)<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n FERNANDA MARIA MARTINS MONTEIRO <br />\r\n IRANETE DE ARAÚJO MEIRA (UFPB)<br />\r\n IZAURA MARIA DE ANDRADE DA SILVA (UFPB)<br />\r\n JOÃO MARCOS GOMES DE OLIVEIRA FERREIRA (UFPB)<br />\r\n JOELITON FRANCISCO SOUSA DE PAULO (UFPB)<br />\r\n LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO (IFPB)<br />\r\n LISIÊ MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS (UFPB)<br />\r\n LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO (URCA)<br />\r\n MAGNO ALEXON BEZERRA SEABRA (UFPB)<br />\r\n MARIA DAS NEVES DE ARAÚO LISBOA (UEPB)<br />\r\n MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n NATHALY SANTIAGO LEITE <br />\r\n NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n PHAGNER RAMOS TAVARES (UFPE)<br />\r\n SAMUEL AMARAL VERAS BONIFÁCIO (UFPB)<br />\r\n SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO (UFPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024150728-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:10:49" "updated_at" => "2024-04-22 15:07:28" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 206 "edicao_id" => 330 "codigo" => "978-85-61702-87-8" "capa" => "66031bb5094c4_26032024160213.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO """ "conselho_editorial" => """ AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n ALESSANDRA MIRANDA MENDES SOARES (UFERSA)<br />\r\n DINA PEREIRA DE MELO (UFPB)<br />\r\n EDÊLMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n EMÍDIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n EZER WELLINGTON GOMES LIMA (UFR)<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n FERNANDA MARIA MARTINS MONTEIRO <br />\r\n IRANETE DE ARAÚJO MEIRA (UFPB)<br />\r\n IZAURA MARIA DE ANDRADE DA SILVA (UFPB)<br />\r\n JOÃO MARCOS GOMES DE OLIVEIRA FERREIRA (UFPB)<br />\r\n JOELITON FRANCISCO SOUSA DE PAULO (UFPB)<br />\r\n LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO (IFPB)<br />\r\n LISIÊ MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS (UFPB)<br />\r\n LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO (URCA)<br />\r\n MAGNO ALEXON BEZERRA SEABRA (UFPB)<br />\r\n MARIA DAS NEVES DE ARAÚO LISBOA (UEPB)<br />\r\n MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n NATHALY SANTIAGO LEITE <br />\r\n NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n PHAGNER RAMOS TAVARES (UFPE)<br />\r\n SAMUEL AMARAL VERAS BONIFÁCIO (UFPB)<br />\r\n SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO (UFPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024150728-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:10:49" "updated_at" => "2024-04-22 15:07:28" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }