AS IMPLICAÇÕES DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2024-01-24 12:06:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105895 "edicao_id" => 329 "trabalho_id" => 4901 "inscrito_id" => 18798 "titulo" => "AS IMPLICAÇÕES DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A Educação Infantil é tida como a primeira etapa de ensino da educação básica e é essencial para o desenvolvimento da aprendizagem da criança, de modo que o lúdico deve estar inserido nas atividades que permeiam esse processo, pois, o ato de brincar é valioso para o desenvolvimento global da criança. Desta forma, o presente estudo tem o objetivo de refletir acerca da criança, da educação infantil e das implicações do brincar para o desenvolvimento integral da criança no contexto social contemporâneo. Brincar é uma atividade interativa que acontece espontaneamente e de forma autentica, livre e sem julgamentos. Para tanto, o brincar é um canal direto que a criança utiliza para expressar desejos e emoções, potencializando o desenvolvimento das suas habilidades motoras, cognitivas, físicas, afetivas e sociais e que são fundamentais para o processo de sua constituição humana e de sua psique humana, assim o estudo se justifica por entender que as brincadeiras e jogos presentes na infância propiciarão aprendizagens significativas para a vida futura da criança. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica aliada a estudos de documentos legais que norteiam o trabalho pedagógico na educação infantil brasileira, com natureza qualitativa dos dados, de modo que diversos autores como Kishimoto (2002), Kramer (2007), Sarmento (2005), Oliveira (2014) asseguram que as experiências brincantes favorecem o pleno desenvolvimento da criança." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID18798_TB4901_12092023103404.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:40:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA REGINA MAFRA" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "mrm_mafra@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:06:51" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105895 "edicao_id" => 329 "trabalho_id" => 4901 "inscrito_id" => 18798 "titulo" => "AS IMPLICAÇÕES DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A Educação Infantil é tida como a primeira etapa de ensino da educação básica e é essencial para o desenvolvimento da aprendizagem da criança, de modo que o lúdico deve estar inserido nas atividades que permeiam esse processo, pois, o ato de brincar é valioso para o desenvolvimento global da criança. Desta forma, o presente estudo tem o objetivo de refletir acerca da criança, da educação infantil e das implicações do brincar para o desenvolvimento integral da criança no contexto social contemporâneo. Brincar é uma atividade interativa que acontece espontaneamente e de forma autentica, livre e sem julgamentos. Para tanto, o brincar é um canal direto que a criança utiliza para expressar desejos e emoções, potencializando o desenvolvimento das suas habilidades motoras, cognitivas, físicas, afetivas e sociais e que são fundamentais para o processo de sua constituição humana e de sua psique humana, assim o estudo se justifica por entender que as brincadeiras e jogos presentes na infância propiciarão aprendizagens significativas para a vida futura da criança. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica aliada a estudos de documentos legais que norteiam o trabalho pedagógico na educação infantil brasileira, com natureza qualitativa dos dados, de modo que diversos autores como Kishimoto (2002), Kramer (2007), Sarmento (2005), Oliveira (2014) asseguram que as experiências brincantes favorecem o pleno desenvolvimento da criança." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID18798_TB4901_12092023103404.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:40:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA REGINA MAFRA" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "mrm_mafra@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:06:51" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 329 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09" "logo" => null "capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg" "timbrado" => "65b1278b4776b_24012024120651.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:06:51" "updated_at" => "2024-03-26 15:55:37" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 329 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09" "logo" => null "capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg" "timbrado" => "65b1278b4776b_24012024120651.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:06:51" "updated_at" => "2024-03-26 15:55:37" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 205 "edicao_id" => 329 "codigo" => "978-85-61702-88-5" "capa" => "66031a29246e3_26032024155537.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n DILMA ANTUNES SILVA """ "conselho_editorial" => """ ALANA FRANCIO (UCS)<br />\r\n ALESSANDRA LARA SILVA (UNIUBE)<br />\r\n ALINE CERQUEIRA NUNES MENDES (UNIFESP)<br />\r\n DILMA ANTUNES SILVA (UNIFESP)<br />\r\n ELIANE LIMA PISKE (FURG)<br />\r\n ELISANGELA CARMO DE OLIVEIRA (PUCSP)<br />\r\n FABIANE FERRETTI MUNHOZ (UCS)<br />\r\n JOÃO LUIZ SILVA DA ROSA (ISEP)<br />\r\n LENITA MACEDO PORTO (UFPEL)<br />\r\n PÂMELA SARAIVA MIRANDA (FURG)<br />\r\n PATRÍCIA CILENE VIEGAS PEREIRA SILVA (UNINTER)<br />\r\n ROCHELE RITA ANDREAZZA MACIEL (UCS)<br />\r\n SAMARA TEODOZO NUNES (UNIABEU)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024150222-CONEDU---EDUCACAO-INFANTIL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:06:51" "updated_at" => "2024-04-22 15:02:22" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 205 "edicao_id" => 329 "codigo" => "978-85-61702-88-5" "capa" => "66031a29246e3_26032024155537.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n DILMA ANTUNES SILVA """ "conselho_editorial" => """ ALANA FRANCIO (UCS)<br />\r\n ALESSANDRA LARA SILVA (UNIUBE)<br />\r\n ALINE CERQUEIRA NUNES MENDES (UNIFESP)<br />\r\n DILMA ANTUNES SILVA (UNIFESP)<br />\r\n ELIANE LIMA PISKE (FURG)<br />\r\n ELISANGELA CARMO DE OLIVEIRA (PUCSP)<br />\r\n FABIANE FERRETTI MUNHOZ (UCS)<br />\r\n JOÃO LUIZ SILVA DA ROSA (ISEP)<br />\r\n LENITA MACEDO PORTO (UFPEL)<br />\r\n PÂMELA SARAIVA MIRANDA (FURG)<br />\r\n PATRÍCIA CILENE VIEGAS PEREIRA SILVA (UNINTER)<br />\r\n ROCHELE RITA ANDREAZZA MACIEL (UCS)<br />\r\n SAMARA TEODOZO NUNES (UNIABEU)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024150222-CONEDU---EDUCACAO-INFANTIL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:06:51" "updated_at" => "2024-04-22 15:02:22" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }