APRENDER PODE SER UMA GRANDE BRINCADEIRA
"2024-01-24 12:06:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105896 "edicao_id" => 329 "trabalho_id" => 7306 "inscrito_id" => 21209 "titulo" => "APRENDER PODE SER UMA GRANDE BRINCADEIRA" "resumo" => "Bola de meia, peteca, carrinho, pedaços de madeira, canções, conexões, corpo, movimento! Sempre movimento, assim são as crianças, assim deveria ser a infância. E se o lugar da infância é na escola, esse lugar precisa ser pensado a partir do brincar, pois é nas brincadeiras que as crianças vão se relacionando com o mundo real. Nada ilumina tanto o cérebro quanto brincar. Na educação contemporânea, a educação infantil é a etapa mais brincante da formação dos sujeitos, mas à medida que as crianças avançam para os demais seguimentos, parecem deixar de ser crianças e tornam-se apenas alunos. Sendo assim é importante volvermos um olhar mais aguçado e crítico sobre que escola queremos para as nossas crianças. Aprender pode ser uma grande brincadeira isso implica rever o papel da escola nessa sociedade, em especial o papel da criança, não mais como intérprete do que foi pensado e planejado por adultos que se colocam como sábios de todos os desejos e necessidades das crianças sem escuta-las sobre o modelo de escola que desejam. Sendo assim é importante volvermos um olhar mais aguçado e crítico sobre que escola queremos para as nossas crianças. Uma escola que nega a sua condição de ser brincante, históricos de direitos ou uma escola que potencializa essa condição e a toma como ponto de partida para o desenvolvimento das ações pedagógicos? É necessário trabalhar o desenvolvimento integral das crianças, refletindo sobre a ludicidade que envolve esta etapa da Educação Básica, na proposição de novas formas de organizar o processo educativo a partir da brincadeira. O artigo em tela está embasado em Brown (2008), Reis (2017),Maturana (2021), Teles e Reis ( 2016),Conh (2005), Chizzoti (2014) e Brites (2020). O trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa qualitativa, tendo como metodologia a pesquisa – ação." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID21209_TB7306_20062023224908.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:40:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CECILIA DOS REIS" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anabalaio@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:06:51" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105896 "edicao_id" => 329 "trabalho_id" => 7306 "inscrito_id" => 21209 "titulo" => "APRENDER PODE SER UMA GRANDE BRINCADEIRA" "resumo" => "Bola de meia, peteca, carrinho, pedaços de madeira, canções, conexões, corpo, movimento! Sempre movimento, assim são as crianças, assim deveria ser a infância. E se o lugar da infância é na escola, esse lugar precisa ser pensado a partir do brincar, pois é nas brincadeiras que as crianças vão se relacionando com o mundo real. Nada ilumina tanto o cérebro quanto brincar. Na educação contemporânea, a educação infantil é a etapa mais brincante da formação dos sujeitos, mas à medida que as crianças avançam para os demais seguimentos, parecem deixar de ser crianças e tornam-se apenas alunos. Sendo assim é importante volvermos um olhar mais aguçado e crítico sobre que escola queremos para as nossas crianças. Aprender pode ser uma grande brincadeira isso implica rever o papel da escola nessa sociedade, em especial o papel da criança, não mais como intérprete do que foi pensado e planejado por adultos que se colocam como sábios de todos os desejos e necessidades das crianças sem escuta-las sobre o modelo de escola que desejam. Sendo assim é importante volvermos um olhar mais aguçado e crítico sobre que escola queremos para as nossas crianças. Uma escola que nega a sua condição de ser brincante, históricos de direitos ou uma escola que potencializa essa condição e a toma como ponto de partida para o desenvolvimento das ações pedagógicos? É necessário trabalhar o desenvolvimento integral das crianças, refletindo sobre a ludicidade que envolve esta etapa da Educação Básica, na proposição de novas formas de organizar o processo educativo a partir da brincadeira. O artigo em tela está embasado em Brown (2008), Reis (2017),Maturana (2021), Teles e Reis ( 2016),Conh (2005), Chizzoti (2014) e Brites (2020). O trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa qualitativa, tendo como metodologia a pesquisa – ação." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID21209_TB7306_20062023224908.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:40:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CECILIA DOS REIS" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anabalaio@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:06:51" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 329 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09" "logo" => null "capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg" "timbrado" => "65b1278b4776b_24012024120651.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:06:51" "updated_at" => "2024-03-26 15:55:37" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 329 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09" "logo" => null "capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg" "timbrado" => "65b1278b4776b_24012024120651.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:06:51" "updated_at" => "2024-03-26 15:55:37" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 205 "edicao_id" => 329 "codigo" => "978-85-61702-88-5" "capa" => "66031a29246e3_26032024155537.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n DILMA ANTUNES SILVA """ "conselho_editorial" => """ ALANA FRANCIO (UCS)<br />\r\n ALESSANDRA LARA SILVA (UNIUBE)<br />\r\n ALINE CERQUEIRA NUNES MENDES (UNIFESP)<br />\r\n DILMA ANTUNES SILVA (UNIFESP)<br />\r\n ELIANE LIMA PISKE (FURG)<br />\r\n ELISANGELA CARMO DE OLIVEIRA (PUCSP)<br />\r\n FABIANE FERRETTI MUNHOZ (UCS)<br />\r\n JOÃO LUIZ SILVA DA ROSA (ISEP)<br />\r\n LENITA MACEDO PORTO (UFPEL)<br />\r\n PÂMELA SARAIVA MIRANDA (FURG)<br />\r\n PATRÍCIA CILENE VIEGAS PEREIRA SILVA (UNINTER)<br />\r\n ROCHELE RITA ANDREAZZA MACIEL (UCS)<br />\r\n SAMARA TEODOZO NUNES (UNIABEU)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024150222-CONEDU---EDUCACAO-INFANTIL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:06:51" "updated_at" => "2024-04-22 15:02:22" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 205 "edicao_id" => 329 "codigo" => "978-85-61702-88-5" "capa" => "66031a29246e3_26032024155537.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n DILMA ANTUNES SILVA """ "conselho_editorial" => """ ALANA FRANCIO (UCS)<br />\r\n ALESSANDRA LARA SILVA (UNIUBE)<br />\r\n ALINE CERQUEIRA NUNES MENDES (UNIFESP)<br />\r\n DILMA ANTUNES SILVA (UNIFESP)<br />\r\n ELIANE LIMA PISKE (FURG)<br />\r\n ELISANGELA CARMO DE OLIVEIRA (PUCSP)<br />\r\n FABIANE FERRETTI MUNHOZ (UCS)<br />\r\n JOÃO LUIZ SILVA DA ROSA (ISEP)<br />\r\n LENITA MACEDO PORTO (UFPEL)<br />\r\n PÂMELA SARAIVA MIRANDA (FURG)<br />\r\n PATRÍCIA CILENE VIEGAS PEREIRA SILVA (UNINTER)<br />\r\n ROCHELE RITA ANDREAZZA MACIEL (UCS)<br />\r\n SAMARA TEODOZO NUNES (UNIABEU)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024150222-CONEDU---EDUCACAO-INFANTIL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:06:51" "updated_at" => "2024-04-22 15:02:22" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }