PRINCÍPIO DA IGUALDADE E AS AÇÕES AFIRMATIVAS: UMA ANÁLISE SÓCIO JURÍDICA SOBRE A LEI DE COTAS
"2024-01-24 11:53:42" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106005 "edicao_id" => 326 "trabalho_id" => 9113 "inscrito_id" => 25633 "titulo" => "PRINCÍPIO DA IGUALDADE E AS AÇÕES AFIRMATIVAS: UMA ANÁLISE SÓCIO JURÍDICA SOBRE A LEI DE COTAS" "resumo" => "O presente artigo científico tem como principal objetivo verificar de que forma as ações afirmativas tem contribuído para o cumprimento do princípio da igualdade para o ingresso em cursos de nível superior de instituições públicas brasileiras. No campo de estudo das Ações Afirmativas a maior parcela da doutrina as consideram como uma política temporária e que objetiva combater o acúmulo de desigualdades históricas no que diz respeito à inclusão das minorias sociais. Nesse viés, elas necessitam ser objeto de estudo interdisciplinar não devendo prender-se apenas à aspectos legais. A discussão necessita ser ampliada, partindo de uma compreensão do sujeito sob o ponto de vista histórico e social, tendo em vista que as desigualdades sociais, reforçadas em função do próprio sistema capitalista, impedem com que a consciência de classe seja uma atenuante para a inclusão de grupos marginalizados na sociedade. Longe de romantizar o acesso de negros ao ensino superior faz-se necessário compreender que as condições de acesso e permanência não são as mesmas para todos e que políticas públicas que possam tratar como desiguais os desiguais ao final garantem a igualdade, elas deixam a balança um pouco mais equilibrada. Nesse viés, trata-se de uma pesquisa qualitativa onde os dados foram coletados a partir de referências bibliográficas e documentais e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Dentre os principais resultados alcançados, tem-se aqueles voltados para a garantia de acesso da população negra e de baixa renda às universidades públicas e que a lei de cotas contribui sim para mitigar as diferenças e reparar uma dívida secular com essa camada da população. Além disso, ainda mostra-se desafiador desconstruir o imaginário do senso comum quanto à compreensão da referida ação afirmativa, haja vista a própria forma como foi construída e vem sendo executada no Brasil." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID25633_TB9113_11092023153355.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:48:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICA OLIVEIRA DE CASTRO FARIAS" "autor_nome_curto" => "ÉRICA" "autor_email" => "ericafarias88@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-e-relacoes-etnico-raciais-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT06" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "660319262ea13_26032024155118.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:53:42" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 106005 "edicao_id" => 326 "trabalho_id" => 9113 "inscrito_id" => 25633 "titulo" => "PRINCÍPIO DA IGUALDADE E AS AÇÕES AFIRMATIVAS: UMA ANÁLISE SÓCIO JURÍDICA SOBRE A LEI DE COTAS" "resumo" => "O presente artigo científico tem como principal objetivo verificar de que forma as ações afirmativas tem contribuído para o cumprimento do princípio da igualdade para o ingresso em cursos de nível superior de instituições públicas brasileiras. No campo de estudo das Ações Afirmativas a maior parcela da doutrina as consideram como uma política temporária e que objetiva combater o acúmulo de desigualdades históricas no que diz respeito à inclusão das minorias sociais. Nesse viés, elas necessitam ser objeto de estudo interdisciplinar não devendo prender-se apenas à aspectos legais. A discussão necessita ser ampliada, partindo de uma compreensão do sujeito sob o ponto de vista histórico e social, tendo em vista que as desigualdades sociais, reforçadas em função do próprio sistema capitalista, impedem com que a consciência de classe seja uma atenuante para a inclusão de grupos marginalizados na sociedade. Longe de romantizar o acesso de negros ao ensino superior faz-se necessário compreender que as condições de acesso e permanência não são as mesmas para todos e que políticas públicas que possam tratar como desiguais os desiguais ao final garantem a igualdade, elas deixam a balança um pouco mais equilibrada. Nesse viés, trata-se de uma pesquisa qualitativa onde os dados foram coletados a partir de referências bibliográficas e documentais e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Dentre os principais resultados alcançados, tem-se aqueles voltados para a garantia de acesso da população negra e de baixa renda às universidades públicas e que a lei de cotas contribui sim para mitigar as diferenças e reparar uma dívida secular com essa camada da população. Além disso, ainda mostra-se desafiador desconstruir o imaginário do senso comum quanto à compreensão da referida ação afirmativa, haja vista a própria forma como foi construída e vem sendo executada no Brasil." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID25633_TB9113_11092023153355.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:48:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICA OLIVEIRA DE CASTRO FARIAS" "autor_nome_curto" => "ÉRICA" "autor_email" => "ericafarias88@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-e-relacoes-etnico-raciais-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT06" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "660319262ea13_26032024155118.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:53:42" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 326 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-e-relacoes-etnico-raciais-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT06" "logo" => null "capa" => "660319262ea13_26032024155118.jpg" "timbrado" => "65b124766c192_24012024115342.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:53:42" "updated_at" => "2024-03-26 15:51:18" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 326 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-e-relacoes-etnico-raciais-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT06" "logo" => null "capa" => "660319262ea13_26032024155118.jpg" "timbrado" => "65b124766c192_24012024115342.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:53:42" "updated_at" => "2024-03-26 15:51:18" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 202 "edicao_id" => 326 "codigo" => "978-85-61702-83-0" "capa" => "660319263169c_26032024155118.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES """ "conselho_editorial" => """ ADAIL SEBASTIÃO RODRIGUES JÚNIOR (UFOP)<br />\r\n ADILSON PEREIRA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES (UFOP)<br />\r\n CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n KASSANDRA MUNIZ (UFOP)<br />\r\n KLEBER APARECIDO DA SILVA (UNB)<br />\r\n MARCUS VINÍCIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n MARGARETH MARIA DE MELO (UEPB)<br />\r\n MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n RUBENS ALVES FERREIRA (ELCMPL)<br />\r\n SIDNÉA FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO (CPII)<br />\r\n VERÔNICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024151504-CONEDU---EDUCACAO-E-RELACOES-ETNICO-RACIAIS--VOL--.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:53:42" "updated_at" => "2024-03-26 15:51:18" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 202 "edicao_id" => 326 "codigo" => "978-85-61702-83-0" "capa" => "660319263169c_26032024155118.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES """ "conselho_editorial" => """ ADAIL SEBASTIÃO RODRIGUES JÚNIOR (UFOP)<br />\r\n ADILSON PEREIRA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES (UFOP)<br />\r\n CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n KASSANDRA MUNIZ (UFOP)<br />\r\n KLEBER APARECIDO DA SILVA (UNB)<br />\r\n MARCUS VINÍCIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n MARGARETH MARIA DE MELO (UEPB)<br />\r\n MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n RUBENS ALVES FERREIRA (ELCMPL)<br />\r\n SIDNÉA FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO (CPII)<br />\r\n VERÔNICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024151504-CONEDU---EDUCACAO-E-RELACOES-ETNICO-RACIAIS--VOL--.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:53:42" "updated_at" => "2024-03-26 15:51:18" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }