A COLONIZAÇÃO DOS AFETOS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE SOBRE A INSEGURANÇA ONTOLÓGICA DO SUJEITO MODERNO
"2024-01-24 11:43:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106035 "edicao_id" => 324 "trabalho_id" => 5324 "inscrito_id" => 6188 "titulo" => "A COLONIZAÇÃO DOS AFETOS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE SOBRE A INSEGURANÇA ONTOLÓGICA DO SUJEITO MODERNO" "resumo" => ": Este artigo é um dos desdobramentos da nossa pesquisa de doutorado sobre formação humana no campo da relação educação-espiritualidade. O texto tem por objetivo investigar como os afetos, enquanto dispositivos de colonização política, consistem numa possibilidade autêntica de compreender o processo de insegurança ontológica do sujeito da educação. Em termos filosóficos, a reflexão repousa no pressuposto de que: o estudo da insegurança ontológica no contexto da formação humana contemporânea inclui a postura da ética do cuidado de si como uma possibilidade de compreensão desse fenômeno de esvaziamento do sujeito (FREITAS, 2010, 2014) e (FOUCAULT, 2004). Em termos metodológicos, nossa pesquisa é de cunho teórico bibliográfico, valendo-se da última fase do pensamento de Michel Foucault que convencionou chamar de ética do cuidado, problematizada desde o imperativo ético do cuidado de si. Foi realizada uma análise problematizadora de questões delimitadas a fim de apreender como os circuitos de afetos políticos colonizam a experiência de vida do sujeito no contexto do capitalismo de vigilância, por exemplo. Sobre o referencial teórico, este projeto privilegiou investigar os afetos político tomando, por um lado, a relação educação-espiritualidade, recorrendo às noções de verdade, cuidado de si, ética do cuidado, espiritualidade, dispositivo, dentre outros; por outro lado, recorremos ao conceito de circuitos de afetos, ontologia, pulsão e desamparo. Dessa forma, espera-se compreender como os afetos se metamorfoseiam ao se deslocarem do mundo psíquico para os corpos políticos do sujeito da educação, promovendo o que Safatle (2016) denominou insegurança ontológica." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID6188_TB5324_10122023231527.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:54:45" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLINGTON PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "WELLINGTON" "autor_email" => "grisalho77@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE ESCRITOR OSMAN DA COSTA LINS (FACOL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT04" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031882c34e2_26032024154834.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:43:22" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 106035 "edicao_id" => 324 "trabalho_id" => 5324 "inscrito_id" => 6188 "titulo" => "A COLONIZAÇÃO DOS AFETOS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE SOBRE A INSEGURANÇA ONTOLÓGICA DO SUJEITO MODERNO" "resumo" => ": Este artigo é um dos desdobramentos da nossa pesquisa de doutorado sobre formação humana no campo da relação educação-espiritualidade. O texto tem por objetivo investigar como os afetos, enquanto dispositivos de colonização política, consistem numa possibilidade autêntica de compreender o processo de insegurança ontológica do sujeito da educação. Em termos filosóficos, a reflexão repousa no pressuposto de que: o estudo da insegurança ontológica no contexto da formação humana contemporânea inclui a postura da ética do cuidado de si como uma possibilidade de compreensão desse fenômeno de esvaziamento do sujeito (FREITAS, 2010, 2014) e (FOUCAULT, 2004). Em termos metodológicos, nossa pesquisa é de cunho teórico bibliográfico, valendo-se da última fase do pensamento de Michel Foucault que convencionou chamar de ética do cuidado, problematizada desde o imperativo ético do cuidado de si. Foi realizada uma análise problematizadora de questões delimitadas a fim de apreender como os circuitos de afetos políticos colonizam a experiência de vida do sujeito no contexto do capitalismo de vigilância, por exemplo. Sobre o referencial teórico, este projeto privilegiou investigar os afetos político tomando, por um lado, a relação educação-espiritualidade, recorrendo às noções de verdade, cuidado de si, ética do cuidado, espiritualidade, dispositivo, dentre outros; por outro lado, recorremos ao conceito de circuitos de afetos, ontologia, pulsão e desamparo. Dessa forma, espera-se compreender como os afetos se metamorfoseiam ao se deslocarem do mundo psíquico para os corpos políticos do sujeito da educação, promovendo o que Safatle (2016) denominou insegurança ontológica." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID6188_TB5324_10122023231527.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:54:45" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLINGTON PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "WELLINGTON" "autor_email" => "grisalho77@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE ESCRITOR OSMAN DA COSTA LINS (FACOL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT04" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031882c34e2_26032024154834.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:43:22" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 324 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT04" "logo" => null "capa" => "66031882c34e2_26032024154834.jpg" "timbrado" => "65b1220aa6269_24012024114322.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:43:22" "updated_at" => "2024-03-26 15:48:34" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 324 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT04" "logo" => null "capa" => "66031882c34e2_26032024154834.jpg" "timbrado" => "65b1220aa6269_24012024114322.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:43:22" "updated_at" => "2024-03-26 15:48:34" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 200 "edicao_id" => 324 "codigo" => "978-85-61702-84-7" "capa" => "66031882c71d6_26032024154834.jpg" "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO """ "conselho_editorial" => """ ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO (IFRN)<br />\r\n ANA PAULA PEREIRA DO NASCIMENTO SILVA (IFRN)<br />\r\n FÁTIMA MARIA OLIVEIRA (IFRN)<br />\r\n FERNANDA LÍGIA RODRIGUES LOPES (IFRN)<br />\r\n FRANCISCO DJNNATHAN DA SILVA GONÇALVES (UFRN)<br />\r\n JOSÉ GLLAUCO SMITH AVELINO DE LIMA (IFRN)<br />\r\n JULIANA MARIA SCHIVANI ALVES (IFRN)<br />\r\n KARINA LIMA (IFRN)<br />\r\n MAURÍCIO SANDRO DE LIMA MOTA (IFRN)<br />\r\n SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA (IFRN)<br />\r\n UBALDO FERNANDES DE ALMEIDA (IFRN)<br />\r\n VERÔNICA CIBELE DO NASCIMENTO (IFRN)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024151318-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:43:22" "updated_at" => "2024-03-26 15:48:34" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 200 "edicao_id" => 324 "codigo" => "978-85-61702-84-7" "capa" => "66031882c71d6_26032024154834.jpg" "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO """ "conselho_editorial" => """ ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO (IFRN)<br />\r\n ANA PAULA PEREIRA DO NASCIMENTO SILVA (IFRN)<br />\r\n FÁTIMA MARIA OLIVEIRA (IFRN)<br />\r\n FERNANDA LÍGIA RODRIGUES LOPES (IFRN)<br />\r\n FRANCISCO DJNNATHAN DA SILVA GONÇALVES (UFRN)<br />\r\n JOSÉ GLLAUCO SMITH AVELINO DE LIMA (IFRN)<br />\r\n JULIANA MARIA SCHIVANI ALVES (IFRN)<br />\r\n KARINA LIMA (IFRN)<br />\r\n MAURÍCIO SANDRO DE LIMA MOTA (IFRN)<br />\r\n SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA (IFRN)<br />\r\n UBALDO FERNANDES DE ALMEIDA (IFRN)<br />\r\n VERÔNICA CIBELE DO NASCIMENTO (IFRN)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024151318-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:43:22" "updated_at" => "2024-03-26 15:48:34" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }