UM ENSAIO À LUZ DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL: HÁ DIFERENÇA ENTRE A “NATUREZA ESSENCIAL DA EDUCAÇÃO” E O PAPEL QUE ELA ASSUME EM UMA SOCIEDADE DE CLASSES?
"2024-01-24 11:43:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106036 "edicao_id" => 324 "trabalho_id" => 7335 "inscrito_id" => 22291 "titulo" => "UM ENSAIO À LUZ DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL: HÁ DIFERENÇA ENTRE A “NATUREZA ESSENCIAL DA EDUCAÇÃO” E O PAPEL QUE ELA ASSUME EM UMA SOCIEDADE DE CLASSES?" "resumo" => "Este escrito desenvolve-se como um ensaio teórico que aponta para a relação educação-sociedade. Tem como objetivo discutir alguns conceitos trabalhados por Ivo Tonet (2005; 2012) e István Mészáros (2008; 2015); e trazê-los como subsídios para a reflexão acerca da natureza da educação na ontologia do ser social e acerca do papel assumido pela educação na sociedade de classes. Aborda, para tanto, os conceitos de “conservação ontológica” e de “conservadorismo político-ideológico” da educação, ambos de Tonet (2005). Assim como os conceitos de “ordem/sistema/controle sociometabólico” e de “soluções essenciais versus soluções formais”, de Mészáros (2008; 2015). Dispara do questionamento de “qual a natureza da educação na vida em sociedade?” e, partindo dessa reflexão, indaga se essa sua “natureza” significa o mesmo que o “papel assumido por ela em uma sociedade de classes”. Após especificar “natureza” versus “papel assumido”, este ensaio traz conceitos abordados por István Mészáros para aprofundar a reflexão acerca do papel assumido pela educação na sociedade de classes. Portanto, na ontologia do ser social, a educação traz em si uma tendência à conservação (enquanto tendência de socializar o que foi construído pela humanidade). Mas é na sociedade de classes em que essa “conservação ontológica da educação” plasma-se também a um “conservadorismo político-ideológico” (pela interferência de fenômenos que buscam justificar essa realidade, na direção de sua conservação, como é o caso da Ideologia)." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID22291_TB7335_10122023223338.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:54:45" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA MESQUITA SOARES" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camilamesquitaseso@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT04" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031882c34e2_26032024154834.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:43:22" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 106036 "edicao_id" => 324 "trabalho_id" => 7335 "inscrito_id" => 22291 "titulo" => "UM ENSAIO À LUZ DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL: HÁ DIFERENÇA ENTRE A “NATUREZA ESSENCIAL DA EDUCAÇÃO” E O PAPEL QUE ELA ASSUME EM UMA SOCIEDADE DE CLASSES?" "resumo" => "Este escrito desenvolve-se como um ensaio teórico que aponta para a relação educação-sociedade. Tem como objetivo discutir alguns conceitos trabalhados por Ivo Tonet (2005; 2012) e István Mészáros (2008; 2015); e trazê-los como subsídios para a reflexão acerca da natureza da educação na ontologia do ser social e acerca do papel assumido pela educação na sociedade de classes. Aborda, para tanto, os conceitos de “conservação ontológica” e de “conservadorismo político-ideológico” da educação, ambos de Tonet (2005). Assim como os conceitos de “ordem/sistema/controle sociometabólico” e de “soluções essenciais versus soluções formais”, de Mészáros (2008; 2015). Dispara do questionamento de “qual a natureza da educação na vida em sociedade?” e, partindo dessa reflexão, indaga se essa sua “natureza” significa o mesmo que o “papel assumido por ela em uma sociedade de classes”. Após especificar “natureza” versus “papel assumido”, este ensaio traz conceitos abordados por István Mészáros para aprofundar a reflexão acerca do papel assumido pela educação na sociedade de classes. Portanto, na ontologia do ser social, a educação traz em si uma tendência à conservação (enquanto tendência de socializar o que foi construído pela humanidade). Mas é na sociedade de classes em que essa “conservação ontológica da educação” plasma-se também a um “conservadorismo político-ideológico” (pela interferência de fenômenos que buscam justificar essa realidade, na direção de sua conservação, como é o caso da Ideologia)." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID22291_TB7335_10122023223338.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:54:45" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA MESQUITA SOARES" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camilamesquitaseso@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT04" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031882c34e2_26032024154834.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:43:22" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 324 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT04" "logo" => null "capa" => "66031882c34e2_26032024154834.jpg" "timbrado" => "65b1220aa6269_24012024114322.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:43:22" "updated_at" => "2024-03-26 15:48:34" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 324 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT04" "logo" => null "capa" => "66031882c34e2_26032024154834.jpg" "timbrado" => "65b1220aa6269_24012024114322.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:43:22" "updated_at" => "2024-03-26 15:48:34" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 200 "edicao_id" => 324 "codigo" => "978-85-61702-84-7" "capa" => "66031882c71d6_26032024154834.jpg" "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO """ "conselho_editorial" => """ ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO (IFRN)<br />\r\n ANA PAULA PEREIRA DO NASCIMENTO SILVA (IFRN)<br />\r\n FÁTIMA MARIA OLIVEIRA (IFRN)<br />\r\n FERNANDA LÍGIA RODRIGUES LOPES (IFRN)<br />\r\n FRANCISCO DJNNATHAN DA SILVA GONÇALVES (UFRN)<br />\r\n JOSÉ GLLAUCO SMITH AVELINO DE LIMA (IFRN)<br />\r\n JULIANA MARIA SCHIVANI ALVES (IFRN)<br />\r\n KARINA LIMA (IFRN)<br />\r\n MAURÍCIO SANDRO DE LIMA MOTA (IFRN)<br />\r\n SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA (IFRN)<br />\r\n UBALDO FERNANDES DE ALMEIDA (IFRN)<br />\r\n VERÔNICA CIBELE DO NASCIMENTO (IFRN)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024151318-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:43:22" "updated_at" => "2024-03-26 15:48:34" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 200 "edicao_id" => 324 "codigo" => "978-85-61702-84-7" "capa" => "66031882c71d6_26032024154834.jpg" "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO """ "conselho_editorial" => """ ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO (IFRN)<br />\r\n ANA PAULA PEREIRA DO NASCIMENTO SILVA (IFRN)<br />\r\n FÁTIMA MARIA OLIVEIRA (IFRN)<br />\r\n FERNANDA LÍGIA RODRIGUES LOPES (IFRN)<br />\r\n FRANCISCO DJNNATHAN DA SILVA GONÇALVES (UFRN)<br />\r\n JOSÉ GLLAUCO SMITH AVELINO DE LIMA (IFRN)<br />\r\n JULIANA MARIA SCHIVANI ALVES (IFRN)<br />\r\n KARINA LIMA (IFRN)<br />\r\n MAURÍCIO SANDRO DE LIMA MOTA (IFRN)<br />\r\n SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA (IFRN)<br />\r\n UBALDO FERNANDES DE ALMEIDA (IFRN)<br />\r\n VERÔNICA CIBELE DO NASCIMENTO (IFRN)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024151318-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:43:22" "updated_at" => "2024-03-26 15:48:34" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }